sexta, 19 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa reverte performance e encerra em alta; dólar cai

11 novembro 2019 - 19h14Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta segunda-feira (11) em alta de 0,66% aos 108.343,84 pontos. No inicio da manhã, a bolsa ainda refletia o pessimismo em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da última quinta-feira (7) de soltar presos condenados em segunda instância. A ação culminou na soltura do ex-presidente Lula.

Dólar

Na direção oposta, o dólar comercial terminou o dia em queda de 0,614%, cotado a R$ 4,14.

Cenário externo

Bolsas internacionais

As bolsas da Ásia, Europa e EUA oscilaram durante o dia. A movimentação se deu por causa do fraco avanço nas negociações entre EUA e China e dos protestos em Hong Kong. O governo americano atribui a instabilidade do mercado à divulgação errônea de notícias sobre as tarifas de comércio impostas aos produtos chineses. Assim, o discurso do presidente estadunidense, Donald Trump, mudou e o líder negou a reversão total das tarifas já impostas dentro da guerra comercial. Tal afirmação desaminou os mercados.

Cenário interno

Banco Central

O Banco Central divulgou mais uma edição do Boletim Focus, com as perspectivas dos investidores para esta semana. A previsão da inflação, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu a estimativa de 3,29% para 3,31% e mantiveram as expectativas para 2020, a 3,60% Foram mantidas as expectativas com o PIB de 2019, em 0,92%, para a taxa Selic, em 4,50% e para o preço do dólar, que deve fechar o ano a R$ 4,00. Para 2020, as expectativas do PIB também se mantiveram as mesmas, manutenção do patamar de crescimento de 2,00%, e os índices da taxa Selic e dólar devem repetir as mesmas tendências de 2019.

Geração de empregos

Ainda hoje (11), o governo deve lançar um programa para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. A expectativa do governo é que a iniciativa, batizada de Programa Verde e Amarelo, consiga gerar ao longo de três anos, cerca de 4,5 milhões de empregos.

Balanços

Nesta semana, a temporada de balanços do terceiro trimestre deve se encerrar. O mercado agora aguarda por Via Varejo (VVAR3), Eletrobras (ELET3) e JBS (JBSS3).