sábado, 20 de abril de 2024
finanças pessoais

Ibovespa retoma patamar dos 117 mil pontos com ânimo no cenário externo

13 janeiro 2020 - 18h34Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta segunda-feira (13) com alta de 1,58%, aos 117.325 pontos. Após a realização de lucros da semana passada, com quedas sucessivas, a alta foi puxada pelo cenário externo favorável e pela perspectiva da assinatura do acordo comercial entre EUA e China, após mais de dois anos de tensão entre os países.

Dólar

Na mesma direção, o dólar comercial fechou o dia com valorização de 1,18%, cotado a R$ 4,142. Veja os principais fatores que influenciaram os marcadores na sessão de hoje:

Guerra comercial

Nesta semana, o vice-primeiro-ministro chinês Liu He visitará os EUA para a assinatura de um acordo que colocará fim na guerra comercial entre os dois países. A chamada “fase 1” dos acordos comerciais propõe que a China aumente suas importações dos EUA e que, em troca, os americanos retirem parcialmente as tarifas alfandegárias. Apesar do otimismo, dois pontos ainda estão sob os olhares dos investidores: em primeiro lugar, não está marcada uma data para que se assine uma “fase 2” dos acordos; em segundo, se os acordos do tratado não forem cumpridos, uma nova escalada de tensões pode surgir entre os dois países.

Boletim Focus

A edição desta semana do Boletim Focus (BC), que traz as expectativas para o mercado, divulgado pelo Banco Central, trouxe poucas mudanças. Em 2020, a taxa básica de juros, a Selic, deve se manter em 4,50%. Já para 2021, o mercado espera que ocorra uma elevação para 6,25%, frente a uma expectativa anterior de 6,50%. A taxa de juros é o principal instrumento do BC para o controle da inflação. Por fim, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços do país, foi mantido em 2,30%, para 2020, e em 2,50% para 2021, 2022 e 2023.

Custo de vida

O Índice do Custo de Vida no município de São Paulo, medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), registrou inflação de 3,09% em 2019. A alta foi maior (3,71%) para as famílias de menor renda, com a média de três salários mínimos.

Novo controle de preços?

O ministério de Minas e Energias anunciou que pretende criar uma espécie de fundo para conter a volatilidade no preço dos combustíveis. O ministro Bento Albuquerque pretende unir o excedente da produção de petróleo com os royalties da exploração petrolífera, já que um novo imposto foi descartado pelo governo. Já o presidente da república Jair Bolsonaro defendeu que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deveria ser aplicado na saída do combustível das refinarias e não nas bombas de combustível. 

Destaques

Sabesp

As ações da Sabesp tiveram uma expressiva alta hoje, com o mercado reagindo à notícia de um possível interesse da China Railway Construction Corporation, um dos maiores em infraestrutura, em compra de parte da estatal. No fechamento, os papéis da companhia registraram 4,25% de valorização.

Via Varejo

A empresa de comércio varejista disparou hoje, se valorizando em 8,55% após a divulgação de que a diretoria da empresa comprou R$ 4,52 milhões em ações ordinárias em dezembro.