quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa recua em movimento global de cautela após discurso de Trump; dólar sobe

13 novembro 2019 - 11h31Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta quarta-feira (13) com queda de 0,10%, com 106.640 pontos, atualizado às 10h27. O Ibovespa segue o movimento das bolsas internacionais de ásia e europa, frente à incerteza de acordos comerciais entre EUA e China.

Dólar

O dólar iniciou a sessão com valorização de 0,27%, cotado a R$ 4,178, atualizado no mesmo horário.

Cenário externo

Guerra comercial

O discurso de ontem (12) do presidente americano Donald Trump foi marcado por ataques ao Fed, China e ex governantes. O tema mais esperado, de prorrogação do prazo para se cobrar uma tarifa sobre automóveis e peças automobilísticas vindos da União Europeia, não foi mencionado. Para hoje, está marcado o testemunho de Jerome Powell, presidente do banco central americano (Fed), no Comitê Econômico Conjunto do Congresso, às 13h (horário de Brasília), sobre as perspectivas econômicas para os EUA. Espera-se que ele reitere a perspectiva de pausa da política econômica até o final de 2019.

Impeachment de Donald Trump

Antes do discurso de Powell, está marcada audiência para instauração do processo de impeachment de Donald Trump. Na Câmara dos Representantes, está para ser avaliado se o presidente pressionou a Ucrânia para investigar o candidato à presidência, Joe Biden.

Cenário interno

Protestos no Chile e política da Bolívia

Segundo analistas do mercado, a instabilidade da América Latina afasta investidores, principalmente do mercado brasileiro. Os protestos do Chile contra o presidente Sebastián Piñera, a nomeação controversa de uma senadora de oposição, na Bolívia, e a volta de um partido de esquerda, na Argentina, são alguns dos fatores que fazem a Ibovespa operar em baixa.

Presidente e PSL

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (12) sua saída do PSL e a criação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil. A expectativa é de que 27 dos 53 deputados do PSL migrem para a nova sigla, que só poderá ser criada após reunir 500 mil assinaturas.. A entrega da reforma administrativa foi novamente adiada, agora para semana que vem, aguardando a consulta de líderes partidários, enquanto a proposta de reforma trabalhista enfrenta resistência do Congresso.