sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa recua mais de 1% e vai aos 93 mil pontos; dólar sobe leve, a R$ 5,64

29 setembro 2020 - 17h41Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (29) em baixa, ampliando as perdas do dia anterior.

Ao final da sessão, a queda foi de 1,15%, aos 93.580 pontos.

O dólar, por sua vez, teve leve valorização de 0,14%, cotado a R$ 5.641.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,12% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,21% ↑

Europa (encerrados)

EUA (encerrados)

Coronavírus

Ontem, chegamos à marca de 1 milhão de mortos por covid-19 no mundo. Enquanto isso, a Europa apresenta aumento de casos, numa espécie de "segunda onda": Inglaterra e Alemanha já retomaram algumas medidas mais restritivas. A situação preocupa e pode diminuir o ritmo da retomada econômica.

Nos EUA

Está marcado para a noite de hoje o primeiro debate eleitoral entre os presidenciáveis norte-americanos, Donald Trump e Joe Biden. Com o democrata, Biden, na dianteira nas pesquisas e o recém escândalo fiscal de Trump descoberto pelo The New York Times, os investidores devem manter a cautela até novembro, com as eleições.

Em Brasília

A apresentação do programa Renda Cidadã, que deve substituir o Bolsa Família, puxou o Ibovespa para baixo ontem. A "contabilidade criativa" para financiar o programa, com retirada de recursos dos precatórios e do Fundeb, montante destinado à educação básica, foi interpretada como uma pedalada fiscal. Além disso, a entrega da segunda parte da reforma tributária foi adiada novamente, para depois das eleições municipais.

Veja como os índices brasileiros operaram hoje