quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa recua 0,5% e segue mercados internacionais; dólar sobe, a R$5,24

17 setembro 2020 - 13h16Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve baixa durante o pregão desta quinta-feira (17).

Por volta das 13h15, as perdas eram de 0,50%, aos 99.175 pontos.

O dólar, por sua vez, subia. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,29%, cotada a R$5,256.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,9% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,36% ↓

Europa

EUA

Fed

Como esperado, o Federal Reserve, banco central norte-americano, manteve a taxa de juros entre 0 e 0,25%. O presidente Jerome Powell afirmou que ela deve ficar nesse patamar até 2023. Apesar de citar que a instituição está acompanhando o ritmo da recuperação econômica nos EUA, não houve anúncio de nenhuma outra ação de estímulo.

Copom

Por aqui, também foi dia de decisão monetária: dentro das expectativas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou a Selic na sua mínima histórica, a 2% ao ano. Apesar da pausa nos cortes, a porta está aberta para mais reduções no futuro.

Em Brasília

Após dizer que “está proibido falar em Renda Brasil” no seu governo, o presidente Jair Bolsonaro deu aval para a criação de um novo programa social. A informação foi divulgada pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator no congresso do Orçamento da União para 2021. O senador, que afirmou ter recebido um "cartão verde" do presidente, não informou qual deverá ser a fonte de recursos para a nova iniciativa.

Veja como os índices brasileiros estão operando hoje