sexta, 19 de abril de 2024
Ibovespa ao vivo

IBOVESPA PASSA A CAIR, PUXADO PELA PETROBRAS; DÓLAR VOLTA A SUBIR PARA R$ 4,89

10 junho 2020 - 11h19Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em queda durante o pregão desta quarta-feira (10). Após alta na abertura, a queda foi puxada pelas ações da Petrobras, que sofrem com a baixa do petróleo. Por volta das 11h15, as perdas eram de 0,96%, aos 95.814,55 pontos. O dólar, que estava em queda, passou a subir. A moeda norte-americana registrava valorização de 0,15%, cotada a R$ 4,896. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o índice Nikkei 225 fechou em alta de 0,15%. O Shangai Composite caiu 0,42%. Na Europa, DAX 30 recuava 0,40% e FTSE 100 perdia 0,23%. CAC 40 tinha queda de 0,38%. Nos EUA, Dow Jones e S&P 500 caíam 0,86% e 0,39%, respectivamente. A Nasdaq avançava 0,34%.

Reunião do Fed

Às 15h30 de hoje, os investidores acompanham a entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, para saber como foi a reunião da autoridade monetária norte-americana. A expectativa é que as taxas de juros por volta de zero sejam mantidas. Assim, a partir do discurso de Powell, os mercados acompanham o futuro dos estímulos, bem como as estimativas para a economia pós pandemia.

Reaberturas

O comércio de rua pode voltar a funcionar hoje na cidade de São Paulo — com capacidade  e horários reduzidos. Ao contrário dos outros países, o Brasil já faz movimentos de reabertura antes de observar queda na curva de contágio do novo coronavírus: São Paulo, por exemplo, teve o maior número de mortes ontem, 334. Países como Índia, México e África do Sul também flexibilizaram o isolamento antes do pico de contaminação e sem acompanhamento, como testes.

Inflação

O IBGE publicou os dados da inflação oficial, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de maio: deflação de 0,38%, dentro do esperado por economistas. Em abril, o indicador já recuou 0,31%. A inflação controlada pode abrir espaço para mais um corte na taxa Selic, na próxima reunião do Copom.

Em Brasília

No cenário político, o Supremo Tribunal Federal julga o prosseguimento inquérito das fake news, no qual estão envolvidos muitos aliados do governo Bolsonaro. O Ministério Público se pronunciou ontem a favor de que as provas desta investigação sejam utilizadas também no processo do Tribunal Superior Eleitoral que pede pela cassação da chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.