domingo, 28 de novembro de 2021
Ibovespa

Ibovespa opera em queda, com sessão marcada por cautela e realização de lucros; dólar também cai

23 janeiro 2020 - 14h10Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava, às 14h07 desta quinta-feira (23), em queda de 0,17%, aos 118.157,69 pontos, em meio a um forte movimento de realização de lucros. As medidas da China para conter o avanço do chamado "Vírus de Wuhan", fechando já duas cidades, às vésperas do Ano Novo chinês, voltaram a aumentar os temores sobre uma pandemia mundial, com casos confirmados em vários países asiáticos. Na mesma direção, o dólar comercial opera em queda de 0,14%, cotado a R$ 4,170, no mesmo horário, em movimento de ajuste após a forte desvalorização do Real ante o dólar registrado na terça-feira (21). Veja os principais fatores que podem influenciar os marcadores na sessão de hoje:

Mercados internacionais

As bolsas asiáticas fecharam em queda, com destaque negativo para Hong Kong (-1,52%) e Xangai (-2,75%), após o anúncio de que a China isolaria a cidade onde começou a  epidemia do que é chamado de “Vírus de Wuhan”, que já matou 17 pessoas e infectou mais de 500. A Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne hoje, em Paris, para avaliar se declara o surto mundial. Enquanto os índices da Europa operam em queda, os de Nova York também têm queda.

China fecha mais uma cidade

A China colocou uma segunda cidade em confinamento, na tentativa de combater a propagação do coronavírus. Além de Wuhan, onde começou a epidemia, Huanggang, com 7,5 milhões de habitantes, também está com acesso restrito de trens e ônibus. O fechamento ocorre às vésperas do Ano Novo chinês, festividade que atrai o maior número de turistas para o país.

Impeachment de Trump

Democratas e republicanos tentam entrar em um acordo sobre a convocação de novas testemunhas para depor no processo de impeachment do presidente americano, Donald Trump. Enquanto opositores ao governo querem trazer pessoas como o ex-assessor de segurança, John Bolton, partidários de Trump querem, em contrapartida, que o filho de Joe Biden, que foi espionado, seja ouvido.

Brexit

O acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia passou ontem pelo Parlamento britânico e garantiu que o país sairá do bloco até 31 de janeiro. Agora, o acordo só precisa ser assinado pela Rainha Elizabeth II, por parte dos ingleses, e pelo presidente do  Conselho Europeu e da Comissão Europeia para entrar em vigor.

Guedes em Davos (parte final)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, que é representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, encerrará nesta quinta-feira (23) a sua participação no encontro com duas rodas de debate. Em seu último dia, Guedes tratará de temas como câmbio, economia internacional e política externa com representantes de empresas e jornalistas. O ministro não voltará a tempo de acompanhar o presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua viagem para a Índia. 

IPCA-15

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,71% em janeiro. O número vem levemente acima do esperado de 0,70%, mas abaixo do 1,02% de avanço do mês anterior.
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content