quinta, 18 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa opera em alta, seguindo movimento internacional de ganhos; dólar também sobe

12 fevereiro 2020 - 10h41Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava, às 10h32 desta quarta-feira (12),  com ganhos de 0,54%, aos 115.974,61 pontos, enquanto o dólar comercial era negociado em alta de 0,11%, cotado a R$ 4,331. Na sessão da terça-feira (11), a moeda dos EUA bateu novo recorde de fechamento, a R$ 4,32. A semana se iniciou com grande volatilidade da bolsa brasileira, entretanto o dia de hoje deve seguir o movimento internacional de alta. A diminuição do avanço do coronavírus e as medidas que a China vêm tomando para conter os danos econômicos causados fizeram os mercados pelo mundo operarem em terreno positivo. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

Os índices da Ásia fecharam em alta, enquanto as bolsas europeias operavam também com ganhos. Os futuros de Nova York também apontavam para uma abertura em terreno positivo. Esse otimismo do mercado é explicado pela previsão do epidemiologista chinês, Zhong Nanshan, responsável pelo combate ao vírus da SARS em 2003, de que o surto de coronavírus atingirá seu pico entre o meio e o final de fevereiro. 

Crise do coronavírus

Até a última atualização, 1.113 pessoas morreram e mais de 44 mil já foram contaminadas pelo coronavírus, com a maioria dos casos ocorrendo na China. Dados oficiais do governo chinês mostram que 2.015 novos casos de coronavírus foram relatados, somente na China, nas últimas 24 horas, mostrando que o número de infectados diminuiu pelo segundo dia seguido.

Xi Jinping acalma investidores asiáticos

O presidente chinês, Xi Jiping, afirmou na segunda-feira (10) que os impactos do coronavírus na atividade econômica da China serão de curto prazo. Com essa declaração, os investidores da Ásia ficaram mais tranquilos e aguardam mais informações do Banco do Povo da China para estimular a liquidez da economia do gigante asiático.

Jerome Powell e o Congresso (parte 2)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, volta a participar da audiência semestral de política monetária e economia perante os comitês do Senado e da Câmara, em Washington, nesta quarta-feira (12). Está previsto que ele comparecerá em frente ao Comitê Bancário do Senado às 12h. No dia anterior, Powell informou que a epidemia de coronavírus é uma ameaça para a economia dos EUA e do mundo. 

EUA corta vantagens em exportações do Brasil

Nesta segunda-feira (10) os EUA retiraram o status de “país em desenvolvimento” do Brasil. Com isso, o governo de Donald Trump tem maior margem para aplicar barreiras comerciais, como sobretaxas, a produtos brasileiros caso comprovem que as mercadorias são subsidiadas acima de um teto.

Vendas no varejo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nesta quarta-feira (12), que as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em dezembro na comparação com o mês anterior e subiram 2,6% sobre um ano antes. Em pesquisa da Reuters, a estimativa era de alta de 0,2% na comparação mensal e de avanço de 3,50% sobre um ano antes.