sexta, 19 de abril de 2024
Ibovespa em alta

Ibovespa opera em estabilidade e dólar tem mais uma alta após alivio na guerra comercial

07 novembro 2019 - 11h45Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta quinta-feira (07) em alta. Às 10h42, o marcador registrava valorização de 0,4%, com 108.796,78 pontos. A bolsa se anima com as notícias de que a China e os Estados Unidos concordaram em remover tarifas a importações um do outro “em etapas”.

Dólar

Na mesma direção, e no mesmo horário, o dólar registrava alta de 0,093%, cotado a R$ 4,08. Veja os principais fatores que podem influenciar as performances dos marcadores na sessão de hoje:

Leilão da cessão onerosa

Ontem (07), ocorreu o aguardado leilão da cessão onerosa. Apenas dois campos foram leiloados com sucesso: Búzios, adquirido por um consórcio formado pela Petrobras (90%), CNODC (5%) e CNOOC (5%) e  Itapu, adquiridos somente pela Petrobras. Os campos de Atapu e Sépia não receberam nenhuma oferta, o que representou uma decepção de R$ 36,6 bilhões na arrecadação de recursos do governo. Segundo analistas da XP Investimentos, a avaliação do leilão é negativa. Isso porque, apesar da qualidade dos ativos, a predominância da Petrobras nas ofertas sinalizou um desvio pontual na estratégia atual de redução do endividamento. Após o resultado a bolsa teve queda rápida, mas recuperou seus números.

IPCA

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados hoje pelo IBGE, mostram que no acumulado do ano, o principal índice que marca a inflação registrou 2,60% e, nos últimos 12 meses, a inflação ficou em 2,54%.

Política interna

Ainda ontem, houve mudança na previdência dos militares que  passou na Câmara e agora o texto segue para o Senado. Além disso, os senadores também aprovaram em primeiro turno a PEC paralela da previdência, na qual está prevista a inclusão de estados e municípios.

Eua e China

As bolsas de Nova York, da Ásia e da Europa operam em alta nesta manhã. Isso se deve pelo fato de o Ministério de Comércio chinês anunciar que China e Estados Unidos concordaram em remover tarifas a importações um do outro “em etapas”. Assim, se a chamada “fase 1” do acordo for de fato assinada, as tarifas serão removidas simultaneamente e em montantes iguais.

Europa

A Comissão da União Europeia cortou suas previsões de crescimento e inflação, alertando que o pior ainda pode estar por vir para a economia da zona do euro. A Comissão disse que o crescimento permanecerá lento até 2021, com previsão de 1,2%, enquanto espera que a inflação fique em torno de 1,3%, bem abaixo da meta do Banco Central Europeu, de pouco menos de 2%. Além disso, na pauta do Brexit,o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, prometeu nesta quarta-feira tirar o país da União Europeia em janeiro, em discurso num comício de campanha para a eleição geral de 12 de dezembro, que  ele classificou como a mais importante em uma geração. Por fim, ele disse que, se vencer a eleição, ele submeterá seu acordo para o Brexit ao Parlamento imediatamente “para que possamos implantar o Brexit em janeiro e deixar a incerteza para trás”.