quinta, 25 de abril de 2024
quinta

Ibovespa opera em alta com aprovação de PEC no Senado e possível reunião entre EUA e China

21 novembro 2019 - 11h25Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta quinta-feira (21) em alta de 0,52%, com 106.408 pontos, atualizado às 10h22. Esse otimismo pode ser explicado pela possível reunião do vice-primeiro-ministro chinês com um representante de comércio dos EUA e pela aprovação na CCJ do Senado da PEC de prisão em segunda instância.

Dólar

O dólar opera em queda de 0,32%, cotado a R$ 4,190, atualizado no mesmo horário. As performances dos marcadores podem ser explicadas pelos acontecimentos do dia:

Cenário externo

Bolsas internacionais

As preocupações com os acordos entre EUA e China afetaram negativamente as bolsas da Ásia e da Europa, com fechamentos em queda. Um novo impasse entre os países despertou atenção do mercado: os manifestantes de Hong Kong.

Guerra comercial e Hong Kong

Um novo fator começa a se colocar entre a "fase 1" dos acordos comerciais entre EUA e China. A aprovação de dois projetos de lei, destinados a apoiar os manifestantes de Hong Kong, foi vista por Pequim como uma forma de interferência externa no país. Apesar disso, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, teria convidado, por telefone, o representante do comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, para conversas mais sólidas sobre o acordo comercial.

Impeachment de Donald Trump

As audiências para a instauração de um processo de impeachment contra o presidente americano, Donald Trump, continuarão a ocorrer, no Comitê de Inteligência do Congresso. Secretários, especialistas e funcionários da embaixada em Kiev, ligados à Casa Branca, fizeram declarações que corroboram a denúncia de que o presidente Trump estivesse ativamente pressionando o governo ucraniano a espionar o candidato à presidência, Joe Biden.

Cenário interno

Câmbio

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, o BC só pode interferir no câmbio quando interferir na inflação. “O importante para gente é como o câmbio alimenta o canal de inflação. E eu disse que o importante é ver se esse movimento de câmbio está fazendo que a expectativa de inflação, na frente, seja elevada, porque isso acaba contaminando a curva de expectativa da inflação e, se isso estiver acontecendo, obviamente temos que agir, e me referi ao juros e não ao câmbio”, disse.

Prisão em segunda instância

Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, por 50 votos a 12, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece a prisão em segunda instância. Agora, a PEC segue para a comissão especial da Casa e deve passar por duas votações antes de ir para o Senado.