quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa mantém alta; dólar também sobe, a R$ 5,33

06 agosto 2020 - 11h30Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quinta-feira (06), digerindo o corte na taxa básica de juros no país. 

Por volta das 11h25, os ganhos eram de 0,85%, aos 103.671 pontos.

O dólar também subia, pressionado pela decisão do Copom. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,85%, cotado a R$ 5,339.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,43% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 0,26% ↑

Europa

EUA

Copom

Ontem o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central definiu a nova taxa básica de juros, a Selic, a 2% ao ano. Na nova mínima histórica, o comunicado da autoridade monetária deixa claro que os níveis baixos são o "novo normal".

Balanços

A temporada de balanços do 2º trimestre continua com a divulgação dos números do Banco BMG, CCP, NotreDame Intermédica e Multiplan.

Em Brasília

Os investidores também observam a votação no Congresso do projeto de lei que determina teto de 30% ao ano aos juros do cheque especial e do cartão de crédito em 30% ao ano durante a pandemia.

Desemprego: aqui e nos EUA

O IBGE divulgou a taxa de desemprego para o trimestre entre março e junho: 13,3%, dentro das expectativas do mercado, atingindo 12,8 milhões de pessoas.

O mercado de trabalho norte-americano também conta com a divulgação de um novo na manhã desta quinta: na semana passada, mais 1,18 milhão de pessoas pediram auxílio-desemprego. O número veio abaixo das projeções, surpreendendo positivamente.

EUA x China

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu que empresas retirem de seus produtos aplicativos da Huawei, companhia chinesa. Além disso, solicitou a proibição a acesso a site chineses, como Alibaba e Baidu.