Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Ibovespa futuro

Ibovespa futuro segue exterior e inicia a quarta-feira em alta

09 setembro 2020 - 09h29Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - A jornada desta quarta-feira começa positiva para o índice futuro do Ibovespa, que avança 0,91% aos 101.035 pontos. Já o dólar tem queda de 0,74% a R$ 5,3240.

Os mercados sinalizam um dia positivo com o avanço das bolsas na Europa e dos índices futuros americanos, como uma resposta a uma súbita melhora no sentimento, iniciando uma recuperação das ações de tecnologia após três sessão sob forte liquidação. As más notícias em relação aos prospectos para uma vacina contra a Covid-19 e os impasses ao redor da saída do Reino Unido da União Europeia estão em segundo plano neste início de sessão.

A AstraZeneca tem queda no pré-mercado com a a notícia de que interrompeu os testes de uma vacina experimental para o coronavírus após um participante adoecer seriamente. Os investidores estão na espera da decisão de juros do Banco Central Europeu amanhã, que deve manter inalterado o custo de crédito na região, mas também deve sinalizar mais estímulos.

No Brasil, investidores analisam os números da inflação de agosto divulgados pelo IBGE. Além disso, no noticiário político, as edições desta quarta-feira dos jornais brasileiros informam sobre o acordo entre o governo e o Congresso para a derrubada do veto presidencial sobre extensão das desonerações no ano que vem em troca de aprovação das reformas adminitrativa e tributária, além de outras medidas econômicas, ainda este ano.

- Cenário Interno

IPCA

A inflação de agosto foi a mais alta para o mês desde 2016, embora o índice (0,24%) tenha desacelerado em relação a julho (0,36%). Pesaram mais no bolso do consumidor, principalmente, a gasolina, que subiu pelo terceiro mês seguido, e os alimentos, que chegaram a registrar certa estabilidade de preços em julho, mas voltaram a subir em agosto. Para as famílias de menor renda, o impacto é maior.

Os dados foram divulgados hoje (9) pelo IBGE e compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que se refere às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos. No ano, o indicador acumula alta de 0,70% e, em 12 meses, de 2,44%.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que se refere às famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos, apresentou alta de 0,36% em agosto, sendo o maior resultado para o mês desde 2012 (0,45%). No ano, o INPC acumula alta de 1,16% e, nos últimos doze meses, de 2,94%.

Vacina

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram informados pela AstraZeneca Plc da suspensão dos testes globais de candidata a vacina contra Covid-19 da empresa, disseram as assessorias de imprensa da pasta e do órgão regulador em notas divulgadas na noite desta terça-feira.

“O laboratório AstraZeneca anunciou a paralisação do seu estudo global para vacina Covid-19. A decisão foi do próprio laboratório, que comunicou os países participantes sobre sua decisão”, disse a agência, primeira a se manifestar no Brasil.

“A Anvisa já recebeu a mensagem de suspensão enviada pelo laboratório, já que o Brasil é um dos países do mundo que participa do estudo global”, completou.

Covid-19

O Brasil registrou nesta terça-feira 14.279 novos casos confirmados de Covid-19, o que eleva o total de infecções no país a 4.162.073, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O Brasil é o terceiro em número de casos no mundo, tendo sido superado na segunda-feira pela Índia. Os EUA é o país com mais infecções.

Nesta terça, o Brasil também notificou 504 novos óbitos, atingindo um total de 127.464.

Estado mais afetado pela Covid-19 no Brasil, São Paulo atingiu as marcas de 858.783 casos e 31.430 mortes, segundo os dados divulgados pelo ministério.

- Cenário Externo

China

Os preços ao produtor na China recuaram no ritmo anual mais lento em cinco meses em agosto conforme a segunda maior economia do mundo e suas indústrias continuam a se recuperar das perdas causadas pela pandemia de coronavírus.

Os preços anuais aos produtor caíram pelo sétimo mês seguido mas a um ritmo mais lento, enquanto os preços ao consumidor viram alta moderada devido aos custos da carne suína. Entretanto, o núcleo dos preços ao consumidor avançou na comparação mensal pela primeira vez desde que a pandemia de coronavírus piorou na China em janeiro.

“Olhando a volatilidade nos preços dos alimentos, o impacto desinflacionário mais amplo da Covid-19 continua a diminuir”, disse Julian Evans-Pritchard, economista sênior da Capital Economics.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,04%, a 23.032 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,63%, a 24.468 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,86%, a 3.254 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,34%, a 4.584 pontos.

O dia é positivo para os mercados de ações da Europa. Em Frankfurt, o DAX tem alta de 0,94% aos 13.089 pontos, com o FTSE, de Londres, somando 0,80% aos 5.978 pontos. Já em Paris, o CAC sobe 0,45% aos 4.996 pontos.

Em Nova York, o contrato futuro do Nasdaq 100 subia 1,57%, enquanto o contrato S&P 500 subia 0,93% e o contrato futuro Dow 30 subia 110 pontos, ou 0,75%.

COMMODITIES

A jornada desta quarta-feira foi marcada por um movimento fortemente negativo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, perdeu 3,40% para 824,50 iuanes por tonelada, o que representa recuo de 29,00 iuanes em relação aos 853,50 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da sessão de negócios teve como principal característica a desvalorização nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, cedeu 83 iuanes para 3.658 iuanes por tonelada, enquanto que o outubro deste, caiu 64 iuanes para 3.731 iuanes para cada tonelada.

MERCADO CORPORATIVO

- Oi (SA:OIBR3)

A proposta de mudanças no plano de recuperação judicial da Oi foi aprovada na noite desta terça-feira, 8, em uma assembleia virtual de credores que durou 12 horas.

Apesar das divergências que se arrastaram ao longo do dia com bancos, a companhia conseguiu angariar o apoio necessário para iniciar uma reestruturação ampla dos seus negócios, que marcará a saída do setor de telefonia e internet móveis, passando a atuar como uma empresa de infraestrutura de fibra ótica.

Foram registrados votos favoráveis de 99,8% da classe de credores trabalhistas, 100% de credores com garantia real (em que figura apenas o BNDES), 96,8% entre os credores sem garantia real (aí estão bancos e os bondholders) e 99,2% de fornecedores e microempresas.

A votação aconteceu por meio de uma plataforma online. Essa foi a maior assembleia do gênero já realizada de modo digital na América Latina. A Oi tem 25 mil credores, dos quais mais de 5 mil se cadastraram para participar do evento.

- IRB (SA:IRBR3)

colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou, por unanimidade, que o IRB forneça sua lista de acionistas ao Instituto Empresa, uma associação de proteção aos direitos de investidores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A decisão consta de Informativo da Reunião do Colegiado de 25 de agosto. A decisão atendeu a um recurso da entidade, após o IRB se recusar a fornecer os dados. O Instituto Empresa pediu acesso ao Livro de Registro de Ações Nominativas com base no artigo 100, parágrafo 1º da Lei das S.A.

O dispositivo prevê que o acesso às certidões do livro deve ser dado a "qualquer pessoa, desde que se destinem a defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou dos acionistas ou do mercado de valores mobiliários".

- Ecorodovias (SA:ECOR3)

A Ecorodovias divulgou os números prévios de tráfego nas rodovias que administra entre os dias 16 de março e 06 de setembro. Neste período, houve queda de 13,3% na comparação com o intervalo entre 18 de março e 08 de setembro de 2019. No total de 2020 na comparação com o ano passado, a queda acumulada é de 6,3%.

Levando-se em conta somente as concessões comparáveis, houve recuo de 17,2% no tráfego entre março e o começo de setembro, e de 11,7% no ano. Saem deste cálculo as concessões Eco135 e Eco050.

Os maiores recuos registrados pela EcoRodovias foram na concessão Ecopistas, de 30,5% entre março e o último domingo, e na Ecoponte, de 28,9%. Houve um aumento nesta base de comparação, na Ecovia Caminho do Mar, de 7,4%.

- Petróleo e Gás

A petroleira francesa Total desistiu de seguir como operadora de cinco blocos para exploração de petróleo e gás na região norte do Brasil, na bacia da Foz do Amazonas, a cerca de 120 quilômetros da costa.

O movimento da companhia, que tem a estatal brasileira Petrobras (SA:PETR4) e a britânica BP como sócias nos ativos, vem em meio a dificuldades de licenciamento ambiental das áreas, que ficam em uma região considerada sensível por ativistas do meio ambiente.

“A Total informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desta decisão, que abre um período de seis meses durante o qual será nomeado um novo operador, para o qual serão transferidas as atividades de operação”, disse a Total à Reuters.

“Durante este período, a Total continua monitorando todos os processos regulatórios em nome de seus parceiros Petrobras e BP”, acrescentou a companhia, em nota, sem detalhar motivos da decisão.

- Alimentos

A Associação Brasileira de Procons pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o monitoramento das exportações para garantir o abastecimento interno após o aumento das vendas para o exterior ter sido apontado como um dos fatores para o expressivo aumento recente de preços de produtos da cesta básica.

Em carta encaminhada ao ministro, a entidade, em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e com a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, chamou atenção para o “aumento significativo” nos preços de arroz, feijão, leite, óleo de soja e carne.

“Estão chegando inúmeras reclamações de consumidores de todas as cidades e estados do país quanto a aumentos de mais de 80% em alguns produtos, a exemplo do pacote de arroz de 5kg, que já atinge a cifra de trinta reais em algumas localidades”, disse a carta, da última sexta-feira.

Sobre o arroz, a carta menciona ainda preocupação com manifestações da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e da Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) sinalizando a alta de mais de 30% no custo da matéria-prima, além do reajuste já ocorrido em decorrência do aumento da demanda no início da pandemia de coronavírus.

- Petrobras

A Petrobras deu início à fase vinculante referente à venda de 50% a 100% de sua participação, com passagem de operação, na concessão BM-S-51 na Bacia de Santos, conforme comunicado divulgado nesta terça-feira.

Segundo a companhia, a concessão adquirida em 2005 e que está no primeiro período exploratório, fica localizada em lâmina d’água que varia de 350 a 1.650 metros e cerca de 215 quilômetros da costa de São Paulo.

Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

“Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os seus acionistas”, afirmou a estatal.

A Petrobras é operadora com 80% de participação nesse ativo, em consórcio com a Repsol (MC:REP) Sinopec Brasil que detém os demais 20%.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República começa a quarta-feira recebendo os ministros Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Em Seguida, tem encontro com os ministros Guedes e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e com Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE), Líder do Governo no Senado Federal; Senador Eduardo Gomes (MDB/TO), Líder do Governo no Congresso Nacional; e Deputado Ricardo Barros (PP/PR), Líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Ainda pela manhã, recebe Marcelo Magalhães, Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Na parte da tarde, tem reuniões com Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central, Guedes (Economia).

- Paulo Guedes

- Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro;

- Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro;

- Reunião com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes;

- Evento do Fórum Econômico Mundial;

- Participa de reunião do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o presidente Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo;

- Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro;

- Videoconferência com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes;

- Videoconferência com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco;

- Videoconferência com o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues

(Com contribuição de Reuters e Estadão Conteúdo)

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: