quinta, 25 de abril de 2024
Ibovespa futuro

Ibovespa futuro segue bom humor externo e tem nova valorização

02 setembro 2020 - 09h41Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - A sessão desta quarta-feira inicia com valorização do índice futuro do Ibovespa de 0,15% aos 102.238 pontos às 09h10, com o dólar avançando 0,59% a R$ 5,4281.

O mercado deve seguir o clima de otimismo com a recuperação global, depois da divulgação ontem dos PMIs da China, Europa e Estados Unidos, mesmo com receio de uma possível segunda onda de covid-19 no hemisfério norte. Os investidores estão atentos às novas rodadas de estímulos e no avanço das vacinas contra a doença, à espera, hoje, de dados de emprego dos EUA, no relatório ADP, que podem confirmar a retomada da economia do país em agosto.

No cenário interno, preocupações com situação fiscal continuam, sem conhecimento da fonte de financiamento do novo programa de transferência de renda do governo após encaminhamento da proposta do Orçamento de 2021 ao Congresso.

No entanto, a sinalização de envio da projeto da reforma Administrativa, para amanhã, reafirma o compromisso do governo com a agenda liberal, ainda mais com o Congresso aprovando o novo marco regulatório do gás natural. Porém, os investidores seguem cautelosos caso haja nova mudança discursiva, ainda mais com forte pressão de ministros da chamada ala desenvolvimentista para aumento de gastos públicos. 

- Cenário Interno

Inflação ao Produtor

Em julho de 2020, os preços da indústria subiram 3,22% em relação a junho de 2020, a maior variação positiva da série, iniciada em janeiro de 2014.

O acumulado no ano atingiu 7,28%. Na comparação com julho de 2019, a variação de preços foi de 11,13%. Em julho, 21 das 24 atividades apresentaram variações positivas de preços, contra 10 do mês anterior.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange informações por grandes categorias econômicas, ou seja, bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis e semiduráveis e não duráveis).

IPC da Fipe

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo acelerou a alta a 0,78% em agosto de 0,25% no mês anterior sob pressão dos preços de Alimentação e Habitação.

Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o maior impacto em agosto partiu da alta de 1,27% dos preços de Alimentação, sobre avanço de 0,63% em julho.

Também tiveram forte peso no mês os preços de Habitação, que subiram 0,98% em agosto de alta de 0,47% no mês anterior.

O único grupo a apresentar queda foi Vestuário, de 0,76%, de um recuo de 1,80% em julho.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Covid-19

O Brasil registrou nesta terça-feira 42.659 novos casos confirmados de Covid-19, o que eleva o total de infecções no país a 3.950.931, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Segundo país mais afetado pelo coronavírus no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, o Brasil também notificou 1.215 novos óbitos, atingindo um total de 122.596. O número é o mais elevado desde 25 de agosto, quando foram notificadas 1.271 óbitos.

Dados e autoridades do ministério têm apontado para uma tendência de queda nos números do coronavírus no país. Na última semana epidemiológica, encerrada no sábado, o Brasil teve o menor número de casos em pouco mais de um mês, além da menor contagem de óbitos desde meados de maio.

Estudo do Imperial College, do Reino Unido, apontou nesta terça-feira que o Brasil atingiu na semana iniciada no domingo a menor taxa de transmissão do coronavírus desde abril, com um índice de 0,94 --o que significa que cada pessoa infectada transmitirá o patógeno em média para 0,94 pessoa, apontando para a redução da epidemia.

- Cenário Externo

Japão

O chefe de gabinete do Japão, Yoshihide Suga, disse nesta quarta-feira que está pronto para fazer com que o banco central flexibilize ainda mais a política monetária para proteger empregos, se vier a se tornar primeiro-ministro.

Ele também disse que há “bancos regionais demais” no Japão, sugerindo que estimularia uma consolidação caso ganhe a eleição para a liderança do partido em 14 de setembro, o que quase certamente o tornaria primeiro-ministro.

“Analisaremos os desdobramentos e, se for necessário para proteger empregos, eu gostaria de promover mais (medidas) de política monetária, porque a economia está em uma situação crítica”, disse Suga em uma coletiva de imprensa após anunciar sua decisão de concorrer ao cargo de líder do Partido Democrático Liberal (LDP).

Alemanha

As vendas no varejo alemão caíram inesperadamente em julho, mostraram dados nesta quarta-feira, frustrando as esperanças de que os gastos das famílias na maior economia da Europa levariam a uma forte recuperação no terceiro trimestre do choque do coronavírus .

O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, lançou desde março uma série de medidas de resgate e estímulo -- financiadas com um empréstimo recorde de 217,8 bilhões de euros -- para ajudar empresas e consumidores a saírem da crise.

O pacote de estímulo inclui um corte temporário no imposto sobre valor agregado (IVA) de 1º de julho a 31 de dezembro, no valor de até 20 bilhões de euros, para dar um impulso adicional à demanda doméstica.

Mas os números de vendas no varejo divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha lançam algumas dúvidas sobre se as medidas estão funcionando. Algumas empresas não estão repassando o corte de impostos aos consumidores e os compradores em geral parecem estar se segurando.

EUA

A economia dos Estados Unidos precisará de suporte sustentado conforme enfrenta a desaceleração da recuperação do mercado de trabalho, afirmou o presidente do Federal Reserve de Richmond, Tom Barkin, em entrevista ao jornal Wall Street Journal nesta quarta-feira.

Barkin afirmou que a recuperação do mercado de trabalho tem sido mais lenta do que ele esperava porque o coronavírus se mostrou mais difícil de conter do que o esperado.

As declarações de Barkin foram publicadas um dia depois de a diretora do Fed, Lael Brainard, dizer que o Fed precisará “nos próximos meses” adotar novos esforços para ajudar a economia a superar o impacto da pandemia e cumprir a nova promessa do banco central norte-americano de crescimento mais forte do emprego e inflação mais alta.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,47%, a 23.247 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,26%, a 25.120 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,17%, a 3.404 pontos.O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,04%, a 4.843 pontos.

Os mercados acionários da Europa operam com otimismo nesta quarta-feira. Com isso, o DAX tem valorização de 2,28% aos 13.269 pontos, em Frankfurt, enquanto que em Londres, o FTSE avança 1,71% aos 5.962 pontos. Já em Paris, o CAC soma 2,38% aos 5.055 pontos.

Em Nova York, o contrato futuro de Dow 30 subia 173 pontos, ou 0,6%, enquanto o contrato futuro do S&P 500 subia paralelamente. Os futuros do Nasdaq 100 subiam 1%.

COMMODITIES

A jornada desta quarta-feira foi marcada por um movimento positivo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, somou 1,06% para 854,50 iuanes por tonelada, o que representa ganhos de 9,00 iuanes em relação aos 854,50 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da semana de negócios teve como principal característica as altas nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, avançou 4 iuanes para 3.715 iuanes por tonelada, enquanto que o de outubro deste ano, cedeu 1 iuan para 3.812 iuanes para cada tonelada.

MERCADO CORPORATIVO

- Marco do gás

A Câmara dos Deputados aprovou em plenário, na noite de terça-feira, o projeto de lei que estabelece novo marco regulatório do gás natural no Brasil, medida que deve reduzir a burocracia para investimentos em novos gasodutos e pode aumentar a competição no setor, segundo especialistas, e o texto vai agora ao Senado.

A proposta altera o regime de exploração de gasodutos de concessão para autorização, o que acredita-se vai facilitar a viabilização de novos projetos.

A matéria também proíbe que empresas ou grupos que atuam com transporte de gás controlem companhias com atividades também na exploração, desenvolvimento, produção, importação, carregamento e comercialização do insumo.

“É um marco importante, que reafirma o compromisso de abertura do mercado”, disse a especialista em energia do Souto Correa Advogados, Livia Amorim.

- Totvs (SA:TOTS3) e Linx (SA:LINX3)

Totvs anunciou nesta terça-feira uma oferta para pagar uma multa de 100 milhões de reais para a Linx, caso a proposta que fez para fusão seja vetada posteriormente pelo órgão antitruste Cade.

Segundo a Totvs, o valor é parte da proposta que está em fase final de revisão e será levada aos conselheiros independentes da Linx nesta semana. O valor seria pago se a proposta, após aprovada pelos acionistas de ambas as companhias, for depois rejeitada pelo Cade.

“Desta forma, a Totvs seguirá respeitando o livre exercício do direito de voto dos acionistas da Linx, legalmente vinculado ao melhor interesse da companhia e não de terceiros, e sem que daí possam resultar em ilegítimas consequências financeiras para a própria companhia”, diz trecho do fato relevante.

A Totvs disse ainda que concluiu documentação inicial para envio ao Cade do processo de análise de aspectos concorrenciais da operação, e que está preparando laudos, incluindo o relativo ao ágio decorrente da combinação de negócios.

- Neoenergia (SA:NEOE3)

A Neonergia informou nesta terça-feira que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou sua contratação de 3,4 bilhões de reais em financiamentos para as distribuidoras do grupo, conforme comunicado.

O empréstimo terá custo de IPCA mais 3,78% ao ano e prazo de vencimento de até 20 anos. Do total, o maior montante será alocado na Coelba (SA:CEEB3), com 1,6 bilhão de reais.

Citando um recurso tomado junto à Agência Canadense de Crédito à Exportação (EDC, na sigla em inglês) no dia 10 de julho deste ano, de 80 milhões de dólares, por meio da Celpe (SA:CEPE5), a Neonergia disse que já contratou financiamentos para cerca de 50% do Capex referente aos anos de 2020 e 2021 em distribuição.

Na área de energia eólica, foi aprovado junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) um contrato de 715 milhões de reais em créditos para investimento no Complexo Oitis (parques 2 a 8).

- Iguá Saneamento

A Iguá Saneamento anunciou nesta terça-feira que pediu à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a retomada do processo de registro de sua oferta pública inicial primária e secundária de ações (IPO, na sigla em inglês).

A companhia, que tem entre os acionistas o braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESPar), havia pedido registro para a oferta em agosto do ano passado, mas interrrompeu a operação devido às condições adversas do mercado.

Criada em 2017, a Iguá opera em 18 cidades em cinco Estados (São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Alagoas).

Em julho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o marco regulatório do saneamento básico, tema que estava há anos no Congresso e que deve abrir caminho para o aumento da presença da iniciativa privada no setor.

- IPO da 3R Petroleum

A 3R Petroleum, companhia especializada na operação de campos maduros de petróleo, pediu nesta terça-feira autorização para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), com o objetivo de levantar recursos para adquirir campos que estão sendo vendidos pela Petrobras (SA:PETR4), entre outros.

Formada em fevereiro de 2014 pelos sócios Ricardo Savini e Daniel Soares, a 3R posteriormente agregou como acionistas um grupo de executivos brasileiros e noruegueses da indústria de petróleo por meio do veículo de investimentos DBO.

O fundo Starboard tem 52,3% do capital da 3R. O veículo da Starboard que tem participação no negócio tem entre os sócios o fundo de private equity Apollo.

Em maio sócios da empresa emitiram 708 milhões de reais em debêntures, compradas pelo BTG Pactual (SA:BPAC11). Com os recursos, a companhia comprou da Petrobras campos de exploração no Rio Grande do Norte: Macau, Aratum, Serra, Salina Cristal, Porto Carão, Lagoa Aroeira.

- Vale (SA:VALE3)

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings melhorou notas de crédito da Vale, ao destacar medidas da companhia nos últimos 18 meses para reduzir riscos, enquanto estimou que a mineradora poderá pagar mais de 2 bilhões de dólares em dividendos em 2020.

A classificação da Vale como emissora de dívida de longo prazo no mercado local e estrangeiro foi melhorada para “BBB”, contra “BBB-” anteriormente, assim como a avaliação para emissões não garantidas da empresa, disse a Fitch em nota nesta terça-feira.

As perspectivas para a avaliação permanecem estáveis, enquanto a nota de crédito da Vale para emissões domésticas de longo prazo foi afirmada em “AAA(bra)”, acrescentou a Fitch.

“Essas ações quanto à avaliação refletem medidas tomadas pela Vale ao longo dos últimos 18 meses que reduziram o risco de futuras falhas em barragens e as implicações para o ambiente e comunidades caso eles ocorram. As ações de ´rating´ também levam em conta a extremamente baixa alavancagem da Vale e o forte fluxo de caixa livre”, escreveram os analistas da agência

- IPO da Enjoei

A empresa de comércio colaborativo por meios eletrônicos Enjoei pediu nesta terça-feira registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

A companhia criada em 2009 pelo casal Tiê Lima e Ana Luiza McLaren como uma espécie de brechó online contratou BTG Pactual, Bradesco BBI, JPMorgan, XP e UBS para coordenar a operação, que envolve ofertas primária e secundária de ações.

A companhia não informou no prospecto preliminar da oferta o que pretende fazer com os recursos da emissão de ações novas, mas sinalizou que planeja expandir a oferta de produtos.

Os nomes dos investidores que vão vender participações no negócio na oferta secundária também não foram indicados.

A companhia recebeu um aporte em 2013 do fundo brasileiro de venture capital monashees e do norte-americano Bessemer Venture Partners, no ano seguinte.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República começa a quarta-feira se reunindo com o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e parlamentares. Em seguida, se reúne com Ernesto Araújo (Relações Exteriores), e, depois, com o Pastor Silas Malafaia. Ainda pela manhã, participa da cerimônia de apresentação do plano de contingência para pessoa idosa.

Na parte da tarde, recebe o ministro Fábio Faria (Comunicações), participando da entrega do Discóbolo de Ouro. O dia termina com uma reunião com o deputado Celso Russomanno (REPUBLICANOS/SP), Vice-Líder do Governo no Congresso Nacional.

- Paulo Guedes

- Videoconferência com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes;

- Videoconferência com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco;

- Videoconferência com a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias;

- Videoconferência com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa;

- Videoconferência com secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade.

(Com contribuição de Reuters e Estadão Conteúdo)