segunda, 06 de dezembro de 2021
Ibovespa futuro

Ibovespa futuro em queda com exterior pessimista após Trump com Covid

02 outubro 2020 - 09h44Por Investing.com

Por Gabriel Codas  - Investing.com - O índice futuro do Ibovespa segue o exterior e inicia a sessão desta sexta-feira com queda de 0,16% aos 95.090 pontos às 09h14, enquanto que o dólar recuando 0,26% a R$ 5,6329.

O mercado deve ter mais um dia negativo, com as bolsas da Europa e os futuros de Wall Street já operando com perdas. É uma reação ao anúncio do presidente americano Donald Trump de que ele e a primeira-dama, Melania Trump, testaram positivo para Covid-19. Além disso, parece cada vez mais distante a possibilidade de aprovação de no Senado americano do pacote de estímulos de US$ 2,2 trilhões aprovado pela Câmara dos Representantes e a possibilidade de um acordo entre Pelosi e Mnuchin, segundo avaliação do colunista do Investing.com Jason Vieira, da Infinity Asset.

As atenções podem se desfocar de uma agenda substancial de indicadores, que incluem a produção industrial no Brasil, a inflação em São Paulo que superou o topo das projeções do mercado em setembro e o mais aguardado da semana, os dados do mercado de trabalho nos EUA através do Payroll.   

No Brasil, segue o risco fiscal com o polêmico financiamento do Renda Cidadã. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro destacou o papel do ministro da Economia Paulo Guedes no governo. Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu que pode retirar a manutenção da taxa de juros com eventual ajuste residual do foward guidance caso haja rompimento do teto de gastos.

- Cenário Interno

Produção Industrial

A produção da indústria nacional cresceu pelo quarto mês seguido e registrou alta de 3,2% em agosto, na comparação com julho. Mesmo assim, o setor ainda não recuperou as perdas de 27% de março e abril, quando a indústria atingiu o patamar mais baixo da série, devido à pandemia de Covid-19. No acumulado no ano, a produção recuou 8,6%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje (2) pelo IBGE, que também mostra que, no confronto contra agosto de 2019, a indústria caiu 2,7%. Esse é o 10º resultado negativo seguido nessa comparação. Nos últimos 12 meses, a queda é de 5,7%.

IPC da Fipe

Os preços de alimentos pressionaram e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo registrou alta de 1,12% em setembro, depois de subir 0,78% no mês anterior, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O impacto mais forte no mês foi registrado pelo grupo Alimentação, que acelerou a alta a 2,15% de 1,27% em agosto.

Também pesou em setembro o avanço de 1,66% nos custos de Despesas Pessoais, depois de alta de 0,51% no mês anterior.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

STF

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira que vai indicar o desembargador Kassio Nunes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), para o Supremo Tribunal Federal (STF), em vaga que será aberta com a aposentadoria no dia 13 do decano da corte, Celso de Mello, e defendeu a escolha mesmo diante do fato de ele estar “levando tiro”.

Em transmissão nas redes sociais, Bolsonaro disse que a indicação de Kassio Nunes será publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, alegando “pressa” em razão da pandemia do novo coronavírus. Disse já conhecê-lo “há algum tempo”, com quem já tomou “muita tubaína”.

Covid-19

O Brasil registrou nesta quinta-feira 728 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 144.680, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Também foram notificados 36.157 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.847.092.

O país voltou ao patamar diário de menos de mil mortes depois de, na véspera, ter ultrapassado a marca do milhar pela primeira vez em mais de duas semanas.

- Cenário Externo

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que minimizou a ameaça da pandemia de coronavírus por meses, anunciou nesta sexta-feira que ele e a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, tiveram teste positivo para Covid-19 e entrarão em quarentena.

“Vamos começar nossa quarentena e processo de recuperação imediatamente. Vamos passar por isso JUNTOS!”, escreveu o presidente em um tuíte nas primeiras horas da manhã.

Trump, de 74 anos, faz parte do grupo de risco para a Covid-19 tanto por causa de sua idade e também porque é considerado como alguém que tem sobrepeso. Ele manteve boa saúde durante seu mandato, mas não é conhecido por exercitar-se regularmente, nem por manter uma dieta saudável.

EUA

A criação de vagas de emprego nos Estados Unidos provavelmente desacelerou ainda mais em setembro, já que a recuperação diante do tombo da Covid-19 perdeu ímpeto em meio à redução do auxílio fiscal do governo e a uma pandemia implacável, deixando muitos em risco de ficarem permanentemente desempregados.

O relatório de empregos do Departamento do Trabalho norte-americano desta sexta-feira será o último antes da eleição presidencial de 3 de novembro, na qual o golpe econômico da pandemia tem sido uma questão importante.

O presidente republicano Donald Trump provavelmente verá o quinto mês consecutivo de aumento de empregos como um sinal de progresso para uma economia que mergulhou em recessão em fevereiro.

Zona do euro

Os preços ao consumidor na zona do euro aceleraram em setembro, aumentando a pressão sobre o Banco Central Europeu para ampliar o estímulo já que a recessão vai manter a alta dos preços abaixo da meta por anos.

O índice de preços nos 19 países que usam o euro caiu 0,3% em setembro na base anual, mínima em mais de quatro anos, de queda de 0,2% no mês anterior, de acordo com dados divulgados pela Eurostat nesta sexta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,2% novamente.

O núcleo da inflação, que exclui os custos voláteis de alimentos e energia, caiu a 0,4% de 0,6%, longe da meta do BCE de quase 2%. A inflação de serviços desacelerou mais e o custo de produtos industriais importados caíram.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,67%, a 23.029 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.Em XANGAI, o índice SSEC não teve operações. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não abriu.

O dia também se mostra negativo para os mercados de ações da Europa. Em Frankfurt, o DAX tem queda de 1,18% aos 12.580 pontos, com o FTSE, de Londres, recuando 0,82% aos 5.830 pontos. Já em Paris, o CAC cede 1,02% aos 4.774 pontos.

Em Nova York, o S&P 500 Futuros era negociado em baixa de 52 pontos, ou 1,6%, o contrato Dow Futuros caía 412 pontos, ou 1,5%, enquanto o Nasdaq 100 Futuros caía 261 pontos, ou 2,3%.

COMMODITIES

Os preços do petróleo recuaram 3% nesta quinta-feira, pressionados pelo aumento no número de casos de coronavírus no mundo, o que prejudica as perspectivas de demanda, e pela elevação na produção da Opep no mês passado.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em queda de 1,37 dólar, ou 3,2%, a 40,93 dólares por tonelada, depois de atingir uma mínima de 39,92 dólares na sessão. Já o petróleo dos Estados Unidos recuou 1,50 dólar, ou 3,7%, para 38,72 dólares o barril, após tocar mínima de 37,61 dólares.

MERCADO CORPORATIVO

- Vale (SA:VALE3)

A agência de classificação de riscos Moody’s elevou nesta quinta-feira o rating da mineradora Vale para Baa3, com perspectiva estável, citando melhorias observadas nas práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) da empresa.

Segundo comunicado da Moody’s, a Vale aprimorou a gestão de risco e a supervisão de governança após o desastre de Brumadinho (MG), que resultou na morte de mais de 250 pessoas em janeiro 2019, atuando na reparação de afetados e “reduzindo materialmente o risco de um acidente similar no futuro”.

A agência destacou que a mineradora estabeleceu um novo padrão de gerenciamento de barragens “alinhado às melhores práticas internacionais”, mencionando também a criação das diretorias de Segurança e Excelência Operacional, de Compliance e a adoção de metas ESG.

Operação de Viga

A mineradora Vale retomou nesta quinta-feira as operações da usina de concentração de Viga, localizada em Minas Gerais, após seis dias de paralisação motivada por uma decisão judicial, informou a empresa em comunicado.

De acordo com a Vale, o juiz da Vara Única da comarca de Entre Rios de Minas (MG) proferiu sentença, em mandado de segurança impetrado pela companhia, para determinar que a autoridade municipal emitisse os alvarás de Localização e Funcionamento de 2019 e 2020 relativos à disposição de rejeitos na barragem B7, localizada em Jeceaba (MG).

“O magistrado considerou que a Vale preencheu todos os requisitos legais necessários para a expedição de tais alvarás. Nesse sentido, a Vale retomou, na noite de hoje, após seis dias de paralisação, as operações na usina de concentração de Viga, com capacidade de produção de 11.000 toneladas por dia (de finos de minério de ferro)”, afirmou a empresa.

- Cielo (SA:CIEL3)

A empresa de meios de pagamentos Cielo informou nesta quinta-feira que acertou a venda de toda sua participação de 40,95% na Companhia Brasileira de Gestão de Serviços (Orizon) para a Bradseg por 128,99 milhões de reais.

“A realização da operação faz parte da estratégia da companhia ao possibilitar dar maior foco em suas atividades core”, afirmou a Cielo em comunicado ao mercado.

- Telefônica Brasil

A Telefônica Brasil informou que seus acionistas aprovaram nesta quinta-feira em assembleia a conversão das ações preferenciais em ordinárias, na proporção de uma para uma.

Os acionistas dissidentes terão direito de retirar-se da companhia, mediante o reembolso do valor, que será calculado com base no valor de patrimônio líquido por ação em até 30 dias.

- Equinor

A executiva Leticia Andrade assumiu nesta quinta-feira o cargo de presidente interina da unidade da petroleira norueguesa Equinor no Brasil, em substituição a Margareth Øvrum, informou a empresa em comunicado.

Segundo a Equinor, Øvrum vai se aposentar em 31 de dezembro deste ano, após 39 anos trabalhando na companhia. Até lá, ela segue como vice-presidente executiva representando o Brasil no comitê executivo da petroleira.

Andrade vai acumular o cargo de presidente interina com a posição que já mantinha na Equinor Brasil, de vice-presidente de Estratégia e Portfólio.

- Petrobras (SA:PETR4)

Concluído o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a Petrobras a vender suas refinarias sem o aval do Congresso, a empresa informa que dará continuidade ao seu programa de alienação de ativos, o que inclui oito refinarias.

"A decisão de hoje viabiliza a continuidade da estratégia de otimização do portfólio e melhora da alocação de capital, permitindo, assim, uma maior geração de valor para os nossos acionistas", afirmou a companhia em comunicado.

Atualmente, a empresa está em fase final de negociação da Rlam, na Bahia, e da Repar, no Paraná. Mas também quer se desfazer da Rnest, em Pernambuco; SIX, no Paraná; Refap, no Rio Grando do Sul; Regap, em Minas Gerais; Reman, no Amazonas; e Lubnor, no Ceará.

Gás

A Golar Power apresentou a oferta mais alta para arrendar um terminal de importação de gás natural liquefeito da Petrobras na Bahia, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

O arrendamento do terminal de regaseificação foi aberto no ano passado como parte de uma série de iniciativas do governo para acabar com o monopólio da estatal na importação e no processamento de gás.

O terminal do estado da Bahia pode processar 20 milhões de metros cúbicos por dia de GNL e inclui um gasoduto associado de 45 quilômetros.

Uma oferta da Golar Power, uma joint venture entre a Golar LNG e a empresa de private equity norte-americana Stonepeak Infrastructure Partners, foi a maior recebida, disseram as pessoas.

Anistias

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira, a adesão da companhia a programas de redução de juros e multas de débitos do ICMS (Anistias), e, com a medida, a empreda deve economizar 57% do valor total dos litígios, conforme fato relevante.

O valor total das contingências que serão encerradas como consequência da adesão às Anistias é de 4,3 bilhões de reais, mediante desembolso pela companhia de 2 bilhões de reais, com a cifra atualizada até o dia 30 de setembro, informou a estatal.

Aproximadamente 70% deste valor será desembolsado no mês de outubro de 2020 e o restante em parcelas mensais e vencíveis até dezembro deste ano.

As Anistias estão em conformidade com os Convênios ICMS 146/2019 e 51/2020 do CONFAZ, e instituídas pelos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, respectivamente.

- Minério de ferro

As exportações brasileiras de minério de ferro avançaram 18,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, para 37,86 milhões de toneladas, após a Vale ter aumentado o ritmo de produção.

O volume embarcado em setembro só fica atrás do verificado em dezembro de 2015, quando o Brasil exportou um recorde mensal de 39,5 milhões de toneladas, conforme dados do governo divulgados nesta quinta-feira.

Na comparação com agosto, houve alta de 21% nos embarques brasileiros de minério de ferro, que está entre os três principais produtos exportados pelo Brasil, juntamente com a soja e o petróleo.

Em divisas, as exportações de minério de ferro em setembro somaram mais de 3 bilhões de dólares, aumento de quase 50% ante o mesmo mês do ano passado.

- NotreDame (SA:GNDI3)

A operadora de planos de saúde Notre Dame Intermédica informou nesta quinta-feira que acertou a compra de 100% da Lifeday Planos de Saúde por 70 milhões de reais, à vista.

O valor da transação, desconta o endividamento líquido e uma parcela retida para contingências. A Lifeday tem uma carteira de cerca de 57 mil beneficiários principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo a Notre Dame, a Lifeday teve em 12 meses até junho faturamento líquido de 95 milhões de reais, com sinistralidade caixa de 82,5%.

“O plano de integração prevê sinergias operacionais, administrativas e comerciais com nossas atuais operações na região Sul do Brasil”, afirmou a Notre Dame em fato relevante.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República tem encontro na parte da manhã com os ministros Braga Netto, (Casa Civil); e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União). Na parte da tarde, recebe o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações).

- Paulo Guedes

- Videoconferência com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes;

- Videoconferência com o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues;

- Reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos;

- Reunião com o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Afonso Bevilaqua;

- Reunião virtual do Fundo Monetário Internacional (FMI) - Missão do Artigo 4º.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content