segunda, 06 de dezembro de 2021
Ibovespa futuro

Ibovespa futuro começa a sexta-feira com queda, dólar em alta

18 setembro 2020 - 09h34Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - O índice futuro do Ibovespa inicia a sessão desta sexta-feira com queda de 0,27% aos 99.948 pontos às 09h16, com o dólar somando 0,24% a R$ 5,2559.

Os mercados devem ter um dia sem definição clara de rumo, com as bolsas europeias e os futuros dos índices americanos operando em direções mistas, a caminho de fechar a semana com certa cautela em cima da negociação do novo pacote de estímulos americano, do avanço das vacinas, do ressurgimento de casos de Covid-19 na Europa e da trajetória dos papéis de tecnologia nas bolsas americanas.

Na Europa, a França voltou a fechar as escolas após a maior alta nos casos do vírus desde o fim do lockdown, em maio. Além disso, as negociações para o Brexit no Reino Unido, onde os casos de Covid-19 também voltaram a crescer, também segue no radar.

Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que o Banco do Brasil (SA:BBAS3), a Caixa Econômica e a Casa da Moeda não serão privatizadas no seu governo, e negou que esteja “segurando” as vendas de estatais.

- Cenário Interno

IGP-M

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 4,57% no segundo decêndio  de setembro, ante 2,34% no mesmo período do mês anterior. Com este resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 12,58% para 18,20%. 

“As taxas observadas para o IPC e o INCC não registraram mudança significativa em comparação ao mês de agosto. Já a inflação ao produtor segue em aceleração e espalhada entre os estágios de processamento, com destaque para as matérias-primas brutas, cuja a variação média passou de 5,60% para 11,31%. Neste grupo, destacam-se minério de ferro (9,24% para 17,01%) e soja (4,73% para 12,53%), que juntos responderam por 42% do resultado do IPA.”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 6,36% no segundo decêndio de setembro, ante 3,15% no segundo decêndio de agosto. Na análise por estágios de processamento, os preços dos Bens Finais passaram de 0,96% em agosto para 2,89% em setembro. A maior contribuição para este resultado partiu do subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 2,41% para 6,21%.

Covid-19

O Brasil registrou nesta quinta-feira 829 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 134.935, de acordo com dados do Ministério da Saúde, que confirmam uma tendência de queda na contundência do vírus no país, mas ainda com números elevados.

Também foram notificados 36.303 novos casos da doença provocada pelo novo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.455.386.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de óbitos por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, e aparece em terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

- Cenário Externo

Japão

O núcleo dos preços ao consumidor no Japão caiu no ritmo mais rápido em quase quatro anos em agosto, pressionado principalmente pelos descontos patrocinados pelo governo para viagens domésticas com o objetivo de sustentar o setor de turismo

Os dados fracos de preços ao consumidor são divulgados após o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmar na quinta-feira que vai monitorar não apenas as tendêncas de preços, mas também o crescimento do emprego ao definir a política monetária, sinalizando prontidão para aumentar o estímulo se as perdas de emprego aumentarem o risco de deflação.

Na quarta-feira o novo primeiro-ministro, Yoshihide Suga, prometeu conter a Covid-19 e manter as políticas de crescimento de seu antigo chefe, ao mesmo tempo em que avança com reformas como digitalização.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui produtos de petróleo mas exclui os voláteis preços de alimentos frescos, caiu 0,4% em agosto sobre o ano anterior, mostraram dados do governo nesta sexta-feira.

OMC

Três mulheres, duas delas da África, avançaram para a segunda rodada da seleção da nova diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) quando o páreo foi reduzido de oito para cinco nomes, informou a entidade sediada em Genebra nesta sexta-feira.

A OMC busca uma pessoa para substituir o brasileiro Roberto Azevêdo, que renunciou um ano antes do esperado, no final de agosto.

O organismo comercial de 25 anos de existência nunca teve uma mulher ou alguém da África como líder.

Os cinco candidatos da próxima rodada são a ministra queniana Amina Mohamed, a ex-ministra das Finanças nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, a ministra do Comércio sul-coreana, Yoo Myung-hee, o saudita Mohammad Al-Tuwaijri e o ex-ministro britânico Liam Fox.

Rússia

O banco central da Rússia manteve a taxa básica de juros em 4,25% nesta sexta-feira, suspendendo o ciclo de afrouxamento monetário em meio a elevados riscos de novas sanções contra o país, mas indicou que um corte ainda é possível neste ano.

A decisão de manter os juros em mínima recorde ficou em linha com pesquisa da Reuters que projetou que a Rússia iria manter o custo de empréstimos inalterado após queda do rublo associada a acontecimentos geopolíticos.

“Se a situação se desenvolver em linha com as projeções básicas, o Banco da Rússia vai avaliar a necessidade de mais reduções de juros nas próximas reuniões”, disse o banco central.

Juros mais baixos sustentam a economia através de empréstimos mais baratos, mas também podem elevar a inflação, principal meta do banco central, e tornar o rublo mais vulnerável a choques externos.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,18%, a 23.360 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,47%, a 24.455 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 2,07%, a 3.338 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,25%, a 4.737 pontos.

As bolsas da Europa operam com rumos distintos nesta sexta-feira. Em Frankfurt, o DAX tem alta de 0,23% aos 13.237 pontos, com o FTSE, de Londres, recuando 0,29% aos 6.031 pontos. Já em Paris, o CAC cede 0,31% aos 5.024 pontos.

Em Nova York, o contrato futuro do Dow caía 37 pontos ou 0,13%, enquanto o contrato futuro do S&P 500 subia 0,06% e o contrato futuro do Nasdaq 100 subia 0,4%.

COMMODITIES

A jornada desta sexta-feira teve movimento positivo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, somou 1,58% para 803,00 iuanes por tonelada, o que representa ganhos de 12,50 iuanes em relação aos 790,50 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da semana de negócios teve como principal característica os ganhos nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, somou 23 iuanes para 3.603 iuanes por tonelada, enquanto que o de outubro deste ano, avançou 10 iuanes para 3.672 iuanes para cada tonelada.

MERCADO CORPORATIVO

- Neoenergia (SA:NEOE3)

A Neoenergia Renováveis, controlada de forma indireta pela Neoenergia, firmou contrato com a PEC Energia para comprar projetos "pipeline" de geração de energia eólica, com potencial a ser instalado de aproximadamente 400 MW, na Serra da Gameleira, na Bahia.

O valor total da aquisição pode chegar a 80 milhões de reais, a serem pagos a partir do fechamento da operação e em função do atingimento de determinados marcos de desenvolvimento dos parques, segundo a elétrica.

A companhia disse ainda em comunicado nesta sexta-feira que passou a ser titular do direito ao futuro exercício de Opção de Compra, junto à PEC Energia, de outros projetos eólicos na região da Serra da Gameleira.

A opção poderá ser exercida a critério da Neoenergia Renováveis.

“A aquisição reforça a execução do plano estratégico de longo prazo da Neoenergia, atendendo às políticas de rentabilidade e alocação eficiente de capital do Grupo, além do comprometimento em ampliar a participação de fontes de energia renovável na matriz energética brasileira...”, disse.

- Enauta

O ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Décio Oddone vai substituir Lincoln Guardado como diretor-presidente da petroleira Enauta, disse a empresa em comunicado nesta quinta-feira.

O conselho de administração da Enauta deve confirmar a nomeação de Oddone na segunda-feira, segundo a companhia.

Guardado decidiu deixar o cargo após mais de dez anos e tem participado do processo de sucessão, acrescentou a Enauta.

Oddone, que construiu carreira na Petrobras (SA:PETR4), pediu em janeiro para deixar a diretoria-geral da ANP após um mandato de quatro anos.

Oddone comandou um recorde de 11 leilões de petróleo durante sua passagem pela agência. O engenheiro fez parte de um esforço do governo para flexibilizar as regulações no setor petrolífero, em movimento para reduzir o domínio da Petrobras e atrair empresas estrangeiras para os campos de águas profundas do país.

- Azul (SA:AZUL4)

Com o segmento de carga ganhando importância nos resultados da empresa, a Azul trabalha para ampliar seus serviços com o uso de drone e a adoção de caixas de retirada de encomendas. "Somos bastante agressivos em relação ao prazo para estarmos com o drone pronto. Gostaria de ter um já na Black Friday (27 de novembro)", afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.

O projeto de entrega de encomendas por drone é desenvolvido com a Speedbird Aero, uma startup de Franca, no interior de São Paulo, que está em processo de certificação para prestar o serviço. A ideia é que a Speedbird forneça a tecnologia e a Azul, o trabalho de logística. "Já tínhamos tentado criar algo semelhante antes, mas o preço da parceria tornou inviável. Com a pandemia, as coisas mudaram", acrescenta Izabel.

- Cury Construtora

A Cyrela Realty (SA:CYRE3) informou que o conselho de administração da companhia aprovou, no âmbito da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações ordinárias de emissão da Cury Construtora (SA:CURY3) e Incorporadora, a fixação do preço por ação no valor de R$ 9,35, conforme antecipou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O valor ficou abaixo da faixa indicativa inicialmente proposta, que ia de R$ 11 e R$ 14,30, apurou o Broadcast. Com esse ajuste, segundo uma fonte, a demanda superou em cinco vezes o volume ofertado.

O valor foi definido com base no resultado do procedimento de coleta de intenções de investimento (procedimento de bookbuilding), com o respectivo aumento do capital social da Cury no montante de R$ 169.999.998,30, mediante a emissão de 18.181.818 de novas ações de sua emissão.

- RenovaBio

O Comitê da Política Nacional de Biocombustíveis (Comitê RenovaBio) apresentará ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) uma proposta de inserção do chamado “diesel verde” na matriz energética brasileira sob o prisma da política de biocombustíveis, disse o Ministério de Minas e Energia em nota nesta quinta-feira.

O órgão interministerial Comitê RenovaBio, que terá sua primeira reunião sobre “diesel verde” no próximo dia 30, apresentará sua proposta em momento em que o setor de combustíveis discute a melhor forma de inserir o produto no mercado.

Em uma audiência pública realizada nesta quinta-feira pela reguladora ANP, integrantes do setor debateram o assunto, visando esclarecer as diferenças entre o biodiesel, de mistura obrigatória no diesel no Brasil em nível de 12%, e o “diesel verde”.

Segundo nota do ministério, “respeitando a política energética vigente, a proposta de regulamentação da Agência permite que o diesel verde seja misturado ao óleo diesel comercializado em qualquer proporção, resguardando o teor compulsório de biodiesel definido pelo CNPE”.

- Petrobras

Aproximadamente 11 mil empregados da Petrobras aceitaram planos de demissão e vão deixar a companhia neste ano ou no próximo, disse o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, em um evento online nesta quinta-feira.

O número, que representa cerca de um quarto da mão de obra da petroleira, é levemente superior à marca de 10 mil funcionários que Castello Branco disse em julho que deixariam a empresa.

- Rodovias

O Ministério da Infraestrutura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram nesta quinta-feira definição de cronograma estimado para a concessão de 5.348 km de rodovias federais, que passam por 11 Estados.

O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, e o presidente do banco de fomento, Gustavo Montezano tiveram a primeira reunião com executivos do consórcio responsável pelo desenho do projeto de concessão, que inclui as rodovias BR-364/MT/RO, BR-364/060/MT/GO, BR-232/PE e BR-116/290/RS.

A previsão é que os estudos sejam concluídos no terceiro trimestre de 2021, e que leilões aconteçam em 2022. A previsão do governo é de que o trecho total dessas rodovias traga cerca de 30 bilhões em investimentos.

- Biosev (SA:BSEV3)

A empresa de cana-de-açúcar, etanol e bioenergia Biosev registrou prejuízo líquido de 280,8 milhões de reais no primeiro trimestre da temporada 2020/21, ante perda de 163,7 milhões de reais em igual período do ano anterior, em resultado impactado principalmente pela variação cambial, com a empresa lidando com elevado endividamento em dólar.

Nesta quinta-feira, a Biosev também informou que os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) atingiram 321 milhões de reais no trimestre, alta de 10% em comparação anual, em meio a uma disparada no faturamento diante de bons resultados obtidos com o açúcar e nas lavouras.

“Esses resultados se devem às melhorias na qualidade do nosso canavial, nos tratos culturais e eficiência operacional”, disse o presidente da companhia Juan José Blanchard.

Ele ainda ressaltou recordes para o período na qualidade da matéria-prima, medida pelo Açúcar Total Recuperável (ATR) de 129 quilos por tonelada de cana, além de um aumento de 2,9% na produtividade média dos canaviais, para 94,5 toneladas por hectare.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República viaja nesta sexta-feira para Sinop (MT), onde participa do ato em sua homenagem promovido pelo agronegócio. Em seguida, em Sorriso (MT), estará presente no ato de entrega de Títulos de Propriedade Rural e do Lançamento Simbólico do Plantio de Soja. Na parte da tarde, retorna a Brasília, onde não tem agenda para o restante do dia.

- Paulo Guedes

- Videoconferência com o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt;

- Videoconferência com o sócio e co-head da Mubadala Capital, Hamad Almarzouqi;

- Reunião com secretários especiais;

- Videoconferência com o presidente da Associação Brasileira da Secretarias de Finanças da Capitais (ABRASF), Vitor Puppi.

(Com contribuição de Reuters e Estadão Conteúdo)

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content