quinta, 25 de abril de 2024
Ibovespa futuro

Ibovespa futuro aprofunda queda com temor por vírus e falas de Guedes sobre auxílio

12 novembro 2020 - 15h14Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O índice Ibovespa acelerou a queda desta quinta-feira (12), em linha com as bolsas americanas, após sinalizações mais pessimistas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, em relação ao impacto de uma segunda onda de coronavírus na Europa e nos Estados Unidos, além de falas do ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, sobre uma possível prorrogação do auxílio emergencial.

O principal índice brasileiro renovou a mínima diária perto das 14h50 e operava em queda de 1,94%, a 102.742 pontos. Lá fora, as bolsas europeias fecharam em queda, com o índice Stoxx Europe 600 (DE:STOXXIEX) a -0,77%, enquanto os índices Dow Jones Industrial Average, Nasdaq NASDAQ Compositee S&P 500 recuavam 1,08%, 0,71% e 1,11%, respectivamente.

Em conferência conjunta, Powell e Lagarde refletiram sobre o aumento de casos de Covid-19 pelo mundo e celebraram avanços com vacinas, mas "do nosso ponto de vista, é muito cedo para avaliar com confiança as implicações das notícias para o caminho da economia, especialmente para o curto prazo. Os próximos meses podem ser desafiadores", disse o presidente do Fed.

Já Lagarde alertou que ainda não "quer ficar muito entusiasmada", pois a vacina, cujos resultados provisórios foram anunciados pela farmacêutica americana Pfizer na segunda-feira, ainda enfrenta uma série de desafios logísticos.

Auxílio para segunda onda de Covid-19

Falas de Guedes sobre uma possível extensão do auxílio emergencial, que se encerra em 31 de dezembro, também ajudaram a azedar o humor do Ibovespa. O ministro declarou que, em caso de segunda onda de Covid-19 no país, possibilidade que classificou como baixa, o auxílio deverá ser mantido e um novo estado de calamidade pública deverá ser decretado, frisando que uma emenda na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo abre caminho para tanto.

Agora há pouco, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, solicitou ao presidente Jair Bolsonaro a prorrogação do auxílio no Amapá para socorrer pessoas atingidas pelo apagão no estado, que deixou a maior parte dos municípios sem energia elétrica desde a semana passada. As eleições municipais da capital Macapá foram adiadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

*Com informações da Reuters

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje