quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa fecha sessão com alta de 1,7% em dia de exterior positivo; dólar recua, a R$ 5,43

16 novembro 2020 - 18h17Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão em alta nesta segunda-feira (16). O desempenho foi puxado pelo otimismo com a eficácia de mais uma vacina contra o coronavírus e a criação de um gigante bloco econômico asiático.

Ao final da sessão, os ganhos foram de 1,70%, aos 106.502 pontos.

O dólar teve desvalorização de 0,69%, cotado a R$ 5,436.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 2,05% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 1,11% ↑

Europa (encerrados)

Estados Unidos (encerrados)

Coronavírus

Mais uma das vacinas em desenvolvimento contra o novo coronavírus apresenta resultados promissores. O fármaco, criado pela empresa americana de biotecnologia Moderna, está atualmente na fase três do testes e tem eficácia de 94,5%, de acordo com informações divulgadas pelo jornal The Guardian nesta segunda-feira (16).

Na Ásia

As bolsas fecharam em alta nesta segunda-feira (16) no continente após a assinatura de um acordo entre 15 países do sudeste asiático que representam cerca de um terço da economia global. A Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP), que inclui China, Japão, Coreia do Sul e Austrália, assinada no último domingo (15), tem como objetivo facilitar o comércio na região.

Nos EUA

Com a nova aceleração da pandemia de covid-19 e a volta de medidas de restrições crescem os temores de possíveis impactos na recuperação econômica dos Estados Unidos. O índice Empire State de atividade industrial na região de Nova York caiu de 10,5 em outubro para 6,3 neste mês, segundo dados publicados nesta segunda-feira (16) pelo Fed, o banco central dos EUA.

PIB e inflação

Voltou a melhorar a projeção dos economistas para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e avançar a da inflação, pela 14ª semana consecutiva. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Banco Central, o PIB deve encolher 4,66% nesse ano. Na semana anterior, a previsão era de um recuo de 4,8%. Já para a inflação, o Focus elevou a projeção do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para 3,25%, contra 3,2% na semana anterior.

Em Brasília

O dia em Brasília é marcado pelos resultados das eleições municipais de 2020 e pela derrocada da maioria dos candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro. Os postulantes apadrinhados em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Manaus foram derrotados ainda no último domingo (15), enquanto que em Fortaleza e Rio de Janeiro as disputas seguiram para o segundo turno. É esperado que com o fim do pleito municipal as atenções voltem-se novamente para o andamento das reformas econômicas no Congresso.

Veja como os índices brasileiros operaram hoje