sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa fecha em alta com otimismo sobre acordo EUA-China

22 novembro 2019 - 19h23Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, fechou a sessão desta sexta-feira (22) com alta de 1,11%, aos 108.692 pontos. A valorização da bolsa brasileira acompanhou a alta das bolsas asiáticas e europeias, puxada por maior otimismo em relação ao acordo comercial entre EUA e China, e também foi motivada por recomendações de compra de ativos brasileiros.pelos bancos JP Morgan e do Morgan Stanley.

Dólar

O dólar comercial, por sua vez, fechou o dia praticamente estável, com leve alta de 0,01%, cotado a R$ 4,193. Veja outras notícias que influenciaram o mercado financeiro hoje:

Guerra comercial

Nesta sexta-feira, os presidentes da China e dos EUA deram declarações sobre a proximidade de um acordo inicial para colocar fim na "guerra tarifária" entre as duas maiores economias do mundo, animando as principais bolsas.

Zona do Euro

O otimismo das bolsas da Zona do Euro se deu pelo primeiro discurso de Christine Lagarde, atual presidente do BCE, em que anunciou um compromisso em combater a crise econômica. Consumo O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é uma prévia da inflação oficial, teve elevação de 0,14% em novembro, abaixo dos 0,16% esperados. Os dados são do IBGE. A confiança do consumidor no varejo, a aprovação da reforma da Previdência e as perspectivas do mercado, nacional e internacional, para a economia brasileira, fomentam um clima positivo para a bolsa.

Emprego

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira (21) indicaram uma melhora nos índices de emprego formal no Brasil, com um aumento de 70,8 mil empregos com carteira assinada em outubro. Essa foi a sétima alta seguida, com um acumulado para o ano de 841,6 mil novos postos.