sábado, 20 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa encerra pregão com alta de 2,8%; dólar tem queda, a R$ 5,38

01 setembro 2020 - 17h36Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (1º) em forte alta. No cenário interno, o otimismo dos investidores veio da continuação do auxílio-emergencial, confirmada pelo presidente Bolsonaro nesta manhã. O mercado também se manteve de olho nos anúncios do governo sobre o Renda Brasil e digeriu os dados do PIB.

Ao final da sessão, os ganhos foram de 2,82%, aos 102.167 pontos.

Após alta de ontem, o dólar voltou a cair. A moeda norte-americana teve forte desvalorização de 1,75%, cotada a R$ 5,385.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,01% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 0,44% ↑

Europa (encerrados)

EUA (encerrados)

PIB

O Produto Interno Bruto do 2º trimestre tombou 9,7% na comparação com o trimestre anterior. Com a pandemia do novo coronavírus afetando principalmente indústria e serviços, foi a maior queda registrada na série histórica.

Auxílio-emergencial e Renda Brasil

O mercado reagiu à notícia da manutenção do auxílio-emergencial até dezembro deste ano, bem como aos detalhes divulgados para o Renda Brasil. Este último deve substituir o Bolsa Família e foi motivo de discordância entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes.

Assim, as preocupações fiscais continuaram no radar, uma vez que os gastos com os programas podem comprometer a saúde do orçamento público. No projeto de lei orçamentária para 2021, apresentado ontem ao Congresso, não há menção ao Renda Brasil -- mas o dinheiro destinado ao Bolsa Família aumentou 20% em relação a 2020.

Dados econômicos

Na China, o PMI (índice de gerentes de compras) chegou a 53,1 em agosto, contra 52,8 em julho. No patamar mais alto desde janeiro de 2011, o indicador mostra recuperação em vendas e exportações chinesas.

Veja como os índices brasileiros operaram hoje