quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa e otimismo com guerra comercial

Ibovespa encerra em alta com mercados otimistas com acordo comercial

21 novembro 2019 - 19h18Por Redação Space Money
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira encerrou o pregão desta quinta-feira (21) em alta de 1,46% aos 107.413,67 pontos. Esse otimismo pode ser explicado pela possível reunião do vice-primeiro-ministro chinês com um representante de comércio dos EUA e pela aprovação na CCJ do Senado da PEC de prisão em segunda instância. Em contrapartida, o dólar comercial terminou o dia em queda de 0,262%, cotado a R$ 4,192, atualizado no mesmo horário. As performances dos marcadores podem ser explicadas pelos acontecimentos do dia:

Guerra comercial e Hong Kong

Um novo fator começa a se colocar entre a “fase 1” dos acordos comerciais entre EUA e China. A aprovação de dois projetos de lei, destinados a apoiar os manifestantes de Hong Kong, foi vista por Pequim como uma forma de interferência externa no país. Apesar disso, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, teria convidado, por telefone, o representante do comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, para conversas mais sólidas sobre o acordo comercial.

Impeachment de Donald Trump

As audiências para a instauração de um processo de impeachment contra o presidente americano, Donald Trump, continuarão a ocorrer, no Comitê de Inteligência do Congresso. Secretários, especialistas e funcionários da embaixada em Kiev, ligados à Casa Branca, fizeram declarações que corroboram a denúncia de que o presidente Trump estivesse ativamente pressionando o governo ucraniano a espionar o candidato à presidência, Joe Biden.

Prisão em segunda instância

Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, por 50 votos a 12, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece a prisão em segunda instância. Agora, a PEC segue para a comissão especial da Casa e deve passar por duas votações antes de ir para o Senado.