quinta, 18 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa encerra abaixo dos 117 mil pontos com tensão entre EUA e Irã aumentando; dólar fecha com 3ª alta consecutiva

06 janeiro 2020 - 19h20Por Redação SpaceMoney
Em dia de baixa, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou a sessão desta segunda-feira (06) com queda de 0,70%, aos 116.877,92 pontos. O aumento das tensões entre EUA e Irã contaminaram as bolsas pelo mundo na manhã de hoje, derrubando os índices de maneira geral.

Dólar

Já o dólar comercial encerrou a sessão com alta de 0,22%, cotado a R$ 4,064. Já é o terceiro pregão que a moeda americana encerra com valorização frente ao Real. Veja os acontecimentos que influenciaram o mercado hoje:

Tensão entre Irã e EUA

Após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, o Irã prometeu "retaliações severas" aos EUA por violarem tratados internacionais em seu território. Já o presidente americano, Donald Trump, comemorou o atentado a Soleimani e afirmou que os Estados Unidos tem 52 alvos prontos para serem atacados caso o Irã tente, segundo ele, "começar uma guerra". No último domingo (05), o país persa afirmou que se retirará do acordo nuclear de 2015 e não mais respeitará o limite permitido de enriquecimento de urânio, segundo agência de notícias de Teerã. Em sua conta no twitter, Trump afirmou que o Irã não tem armas nucleares.

EUA e China

Após dois anos sem uma resolução, a guerra comercial entre EUA e China não tem perspectiva de acabar, frente aos recentes fatos envolvendo os norte-americanos e o Irã. Para os investidores, um acordo estaria sendo negociado até o final do mês, mas o atentado ao general iraniano deve frustar os planos de conclusão do conflito.

Boletim Focus

Na agenda, o Boletim Focus não trouxe grandes mudanças: o PIB ficou inalterado na projeção para 2020 e 2021. A meta da taxa Selic foi elevada somente em 2021, ficando em 6,50%. Já a mediana das perspectivas para a inflação apresentou leve queda para o fim de 2020.

IPC-C1

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, fechou 2019 com inflação de 4,60% segundo divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é superior ao registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que mede a inflação de todas as faixas de renda, e ficou em 4,11% no mesmo período.