quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa cai 1% com exterior; dólar sobe para R$ 5,37

08 setembro 2020 - 11h16Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em baixa durante o pregão desta terça-feira (8), na volta do feriado e seguindo a tensão dos mercados internacionais.

Por volta das 11h10, os ganhos eram de 1,13%, aos 100.097 pontos.

O dólar subia forte. A moeda norte-americana tinha valorização de 1,20%, cotada a R$ 5,372.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,8% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,72% ↑

Europa

EUA

Nos EUA

O otimismo com a promessa de Donald Trump em relação à vacina contra o novo coronavírus ainda esse ano perde força com as novas ameaças do presidente norte-americano contra a China.

Depois de o gigante asiático ter anunciado maior superávit comercial com os EUA em dois anos, o republicano afirmou que proibirá que o governo contrate empresas que terceirizam serviços para companhias chinesas. "Vamos acabar com nossa dependência da China porque não podemos contar com ela", afirmou em coletiva ontem.

Nasdaq

Wall Street também volta do feriado do Dia do Trabalho, de olho principalmente nas ações de tecnologia, que têm forte peso na Nasdaq, que já ultrapassou os níveis pré-pandemia. A leitura é de que haja uma "bolha" em torno dos papéis, e que os preços das ações podem estar em níveis muito mais altos do que as avaliações de empresas.

Na Europa

No Velho Continente, as negociações sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, são retomadas. O primeiro-ministro Boris Johnson disse estar disposto a abandonar as conversas se as condições não forem adequadas, trazendo mais tensão à situação. Na próxima quinta-feita, os mercados aguardam a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).