terça, 16 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa avança 1,3% com otimismo em NY; dólar tem queda, a R$ 5,27

14 setembro 2020 - 14h29Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta segunda-feira (14), acompanhando o otimismo em Nova York com vacinas contra o novo coronavírus.

Por volta das 14h25, os ganhos eram de 1,33%, aos 99.674 pontos.

O dólar, por sua vez, caía. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 1,06%, cotada a R$ 5,276.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,65% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,57% ↑

Europa (encerrados)

EUA

Vacina

No fim de semana, os testes da vacina contra covid-19, elaborada pela AstraZeneca em conjunto com a universidade de Oxford , oram retomados, o que pode trazer otimismo aos mercados hoje. Os experimentos haviam sido suspensos no último dia 8, com um voluntário apresentando reações adversas. Além disso, a Pfizer prometeu que a vacina será, provavelmente, disponibilizada para o público ainda neste ano.

Nos EUA

A queda generalizada em Wall Street, principalmente das ações de tecnologia, pode estar perto do fim. A aposta é do Goldman Sachs e do Deutsche Bank, que, em relatório, descartam a possibilidade de uma "bolha" inflada pela rápida recuperação dos papéis após o início da pandemia.

Já dentro da guerra com a China, o prazo para a venda das operações do TikTok nos EUA expira amanhã, conforme estipulado pelo presidente Donald Trump. Com a oferta da Microsoft rejeitada pela ByteDance, dona do app, a Oracle avança nas negociações.

IBC-Br

Mais cedo, foi divulgada a "prévia" do PIB: o IBC-Br, Índice de Atividade Econômica do Banco Central, apresentou alta de 2,15% em julho, seguindo o crescimento registrado em junho e maio.

Em Brasília

Em meio a preocupações com a questão fiscal, o presidente Jair Bolsonaro fez vetos ao projeto que concedia perdão de dívidas tributárias a igrejas. Nesse sentido, o presidente afirmou nas redes sociais que agiu para evitar um processo de impeachment, citando a lei de responsabilidade fiscal; mas admite que, “caso fosse Deputado ou Senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada do mesmo”, disse.

Veja como os índices brasileiros estão operando hoje