sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa atinge nova máxima histórica

Ibovespa atinge máxima histórica e dólar despenca

22 outubro 2019 - 17h33Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, bateu a máxima histórica intraday (operaçãoes que ocorrem dentro de uma mesma sessão regular de bolsa) durante a sessão desta terça-feira (22), ao atingir a marca de 106.795 pontos. Além disso, no final do pregão, bateu mais uma máxima histórica de fechamento com 107.381,11 pontos e alta de 1,28%. O recorde do índice durante uma sessão de negociação reflete, principalmente, o ânimo dos investidores com o avanço da reforma da Previdência, que vive hoje dia decisivo no Senado. A votação, em segundo turno, no Plenário da Casa está acontecendo e deve seguir até a manhã da quarta-feira (23). Para ser aprovada nessa votação, são necessários 49 votos favoráveis dos 81 senadores.

Dólar

Na direção oposta, o dólar desabou no final do dia. A baixa foi de 1,327%, cotado a R$ 4,07. Veja outros fatores que estão influenciando as performances na sessão de hoje:

Mercados internacionais em alta

Ao longo do dia, mercados europeus e asiáticos operaram as sessões em leve alta, assim como os índices futuros das bolsas dos EUA. O otimismo foi pautado pelo alívio nas tensões comerciais entre EUA e China, após declarações positivas de autoridades americanas sobre o tema.

Brexit

O Brexit teve mais um episódio conturbado nesta terça-feira (22). No meio da tarde, a notícia de que o acordo entre União Europeia e Reino Unido foi aprovado pelo Parlamento britânico por 329 votos a 299 animou os mercados. Contudo, os parlamentares ainda precisam passar o Brexit pela Câmara dos Comuns antes dele se tornar definitivo. Assim, deve haver um pedido de extensão do prazo para o divrórcio.

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) variou 0,09% em outubro. Este é o menor resultado para um mês de outubro desde 1998, quando a taxa foi de 0,01%. Entretanto, o valor veio acima do que os analista do mercado esperavam.

Balanços

Por fim, amanhã começa a temporada de divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2019 (3T19). As empresas a publicar os balanços do 3° trimestre são WEG (WEGE3), Localiza (RENT3) e EDP – Energias do Brasil (ENBR3) no dia 23 de outubro. O mercado aguarda pelo resultado da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3) no dia 24 de outubro. Assim, os balanços se estenderão até o dia 14 de novembro.

Desempenhos de hoje

Petrobras (PETR4)

Na sessão de hoje, a Petrobras (PETR4), a estatal engatou nos altos ganhos. No final do dia, a alta foi de 2,88%.