sexta, 19 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa abre em queda, enquanto dólar cai para R$ 5,32

03 setembro 2020 - 10h11Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quinta-feira (3). Os investidores avaliam a reforma administrativa, que está sendo apresentada pelo governo nesta manhã.

Por volta das 10h10, as perdas eram de 0,31%, aos 101.595 pontos.

O dólar seguia em queda. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,69%, cotada a R$ 5,321.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,94% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,58% ↓

Europa

Nos EUA, os futuros operavam em campo negativo, apontando para perdas entre 0,1% e 0,5%.

Reforma administrativa

Publicada no Diário Oficial da União na madrugada de hoje, o investidor terá mais detalhes da reforma administrativa em coletiva na manhã de hoje, às 10h, com a equipe econômica. O texto será oficialmente entregue ao Congresso às 18h.

A proposta inclui a exigência de dois anos de experiência antes da inclusão em cargo público e o fim de férias com mais de 30 dias por ano. A aposentadoria compulsória como punição também deve acabar, assim como as promoções por tempo de serviço.

Dados econômicos

No Brasil, o destaque é a produção industrial, divulgada hoje cedo. O indicador cresceu 8% de junho para julho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

O setor de serviços na China apresentou leve retração em agosto, segundo os PMIs (índices de gerentes de compras) divulgados hoje. Marcavam 54,1 em julho e caíram para 54 pontos em agosto. Apesar das vendas impulsionadas pelo cenário interno, as exportações caíram.

Na Zona do Euro, o PMIs de serviços recuou de 54,7 em julho para 50,5 em agosto. Na França, o presidente Emmanuel Macron anunciou um pacote de estímulo de 100 bilhões de euros para reduzir impostos das companhias.

Desemprego nos EUA

O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana passada nos EUA veio abaixo das expectativas: 881 mil, contra estimativas de 950 mil. Na semana anterior, o número de solicitações ficou em 1,006 milhão e a expectativa para hoje é que esse número caia para 950 mil.