quinta, 25 de abril de 2024
o que é tesouro ipca

O que é o Tesouro IPCA?

Conheça o investimento que protege o seu dinheiro contra inflação!

24 setembro 2019 - 12h29Por Cleide Rodrigues

Você sabia que com o passar do tempo o seu dinheiro perde valor? O que você compra hoje com R$ 100 daqui a alguns meses, ou anos, não será mais possível ser adquirido pelo mesmo valor. E isso acontece por causa da maior vilã que existe para os seus investimentos: a inflação! Hoje em dia a inflação está sobre controle. Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou 0,11% de aumento dos preços, acumulando apenas 3,43% de valorização em 12 meses. Mas não foi sempre assim! Antes do Plano Real tivemos inúmeros planos, como: Plano Cruzado, Plano Bresser, Plano Verão e Plano Collor, todos tentativas de controlar uma inflação indomável, que chegou ao seu pico em 1990, com 83% ao mês! Era a chamada hiperinflação. Nesse período de inflação incontrolável, que durou de 1985 a 1994, era impossível sonhar com o futuro. Como planejar comprar um bem que no próximo mês poderia estar 50% ou 80% mais caro? Impossível! Esse tempo ficou para trás, mas fiz questão de relembrá-lo para você entender como a inflação pode ser uma grande inimiga do seu dinheiro e de toda economia. Mas a boa notícia é que ela pode ser também a sua grande aliada. Mas primeiramente vou apresentá-la!

O que é inflação?

Inflação é o termo utilizado em economia para falar da alta dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado período. Existem vários índices que medem a inflação, inclusive sobre diferentes óticas, mas o índice oficial utilizado pelo governo é o IPCA. O IPCA é medido mensalmente pelo IBGE, que analisa o comportamento de consumo de famílias de um a 40 salários mínimos. As despesas analisadas são: alimentação, transportes, comunicação, despesas pessoais, vestuário, habitação, saúde, cuidados pessoais e artigos de residência. Toda vez que o custo dessa cesta de despesas fica mais alto, quer dizer que a inflação subiu. E você sente o efeito disso no seu bolso. Mas como se proteger contra essa alta nos preços e preservar o poder de compra do seu dinheiro? Investindo uma parte de sua carteira de investimentos destinada a longo prazo em investimentos indexados a inflação. Uma das opções de investimentos que protegem seu dinheiro contra a inflação está no Tesouro Direto! Se você não conhece o Tesouro Direto, aconselho ler meu artigo da semana passada, no qual explico o que é e quais são os impostos e as taxas que incidem sobre essa modalidade de investimento. Vamos agora conhecer o superinvestimento que tem o poder de proteger o seu dinheiro contra a inflação!

Tesouro IPCA

Investindo no Tesouro IPCA você protege o seu dinheiro contra a inflação, uma vez que o rendimento será igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros, que é informada no momento da aplicação no título. Assim, se mantém o poder de compra do valor investido. Mas atenção: esse título é indicado para o investidor que tem horizonte de médio/longo prazo, que pode manter o título até seu vencimento e que, inclusive, já formou sua reserva de emergência. (Quer aprender como formar sua reserva de emergência? Leia o meu primeiro artigo aqui no Space Money) Porque caso precise resgatar o seu investimento no Tesouro IPCA antes do vencimento, o valor resgatado será o valor de mercado, e você poderá inclusive ter prejuízo. Mas fique tranquilo que, mantendo-o até o vencimento, você receberá o valor investido mais o rendimento: IPCA+taxa pré-fixada acordada no momento da compra, menos impostos e taxas.

E que tal uma renda extra no orçamento?

Outra modalidade que você encontrará no Tesouro Direto é o Tesouro Direto IPCA+ COM JUROS SEMESTRAIS, cuja remuneração também é composta por uma parte pós- fixada (IPCA) mais uma taxa pré-fixada. A diferença é que no Tesouro IPCA+ COM JUROS SEMESTRAIS a parte pré-fixada você receberá antecipadamente, a cada seis meses, em dinheiro (descontado o imposto de renda conforme tabela regressiva) direto em sua conta. Isso é ideal para quem precisa de uma renda semestral no orçamento. Tanto o Tesouro IPCA quanto o Tesouro IPCA+ são indicados para investidores que podem manter o título até o vencimento, e que possuam um horizonte de investimento para longo prazo. No nosso próximo encontro vamos encerrar as séries de colunas sobre o Tesouro Direto com o Tesouro Pré-fixado. Será quem ainda é uma boa opção? Até lá!