quinta, 18 de abril de 2024

A aquisição da Nakata incrementa o faturamento da Fras-le em R$ 500 milhões por ano

19 dezembro 2019 - 15h17Por Eduardo Guimaraes
A Fras-le, fabricante de autopeças de Caxias do Sul (RS), anunciou a aquisição da Nakata pelo valor (enterprise value EV) de R$ 457 milhões. Com a aquisição da Nakata, a Fras-Le quer ampliar seu portfólio de produtos de autopeças para reposição. A transação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Fras-le é controlada pela Randon, outra empresa de Caxias do Sul que produz carretas e semirreboques para caminhões e utilitários. Em comunicado, a Randon manifestou apoio à transação. No pregão de ontem, as ações da Fras-le (FRAS3) dispararam, subindo 15,1%, cotadas a R$ 5,87, enquanto o índice Ibovespa subiu 1,51%. Sua controladora, a Randon (RAPT4) teve alta de 1,12%. Acreditamos que a aquisição da Nakata adiciona valor para os acionistas da Fras-le (FRAS3) e da Randon (RAPT4), pois o múltiplo EV/Ebitda pago na aquisição foi de 6,5 vezes, enquanto as ações da Fras-le estão sendo negociadas a múltiplo EV/Ebitda de cerca de 10 vezes. A Randon tem 51,2% de participação no capital da Fras-le. Do ponto de vista estratégico, a Fras-le reforçou o seu portfólio de produtos com uma marca forte e líder de mercado no segmento de autopeças (suspensões) ao adquirir uma empresa que tem baixo endividamento de apenas R$ 17 milhões em novembro de 2019. Os portfólios de produtos das duas empresas são complementares: Fras-le fabricante de pastilhas de freio e lonas e Nakata peças para suspensões. A compra é um avanço estratégico para a Fras-le pois o aumento do leque de produtos é um diferencial competitivo. A aquisição da Nakata incrementa o faturamento da companhia em 500 milhões de reais por ano, o que representa cerca de 40% da receita líquida consolidada da Fras-le, transformando-a em uma das maiores potências no mercado de autopeças do Brasil. Outro ponto positivo da aquisição é que a Nakata é uma marca líder nos segmentos em que opera, o que pode elevar seu posicionamento comercial.