sexta, 26 de abril de 2024
crédito

Guedes: "Os dois grandes eixos agora são a reforma tributária e o pacto federativo"

04 julho 2019 - 16h30Por Redação SpaceMoney

Para investidores presentes nesta quinta-feira (4) ao Expert 2019, congresso promovido pela XP Investimentos, em São Paulo, o ministro da economia, Paulo Guedes, disse que as duas grandes prioridades na economia para o segundo semestre são a reforma tributária e o pacto federativo.

Comentando a aprovação do parecer do relator da reforma da Previdência, o ministro disse que agora o "governo tem dois anos para reduzir e simplificar impostos". Essa promessa provocou aplausos efusivos na plateia.

Sobre o "novo pacto federativo, Guedes disse que, daqui para frente, pretende "jogar cada vez mais dinheiro em estados e municípios e responsabilizá-los."

Guedes também afirmou que uma de suas prioridades é "desestatizar o mercado de crédito". A seguir, criticar a política de concessão de créditos dos governos Lula e Dilma. "O efeito de R$ 3 bilhões em microcrédito seria muito maior que apostar R$ 10 bilhões em um campeão nacional", completou.

Antes, o ministro disse que o descontrole dos gastos públicos foi o grande vilão da economia brasileira nos últimos 40 anos. “Isso corrompeu a democracia e estagnou a economia”, disse Guedes. O governo pretende "oficializar a independência do Banco Central", afirmou. Segundo ele, foi a autonomia do BC que permitiu a queda dos juros Selic nos últimos anos. Ainda no evento, o ministro declarou confiar no congresso e acreditar que a reforma da Previdência será aprovada na Câmara e no Senado antes do recesso do legislativo, previsto para começar dia 18 de julho.