quinta, 25 de abril de 2024
fundos de investimento

Fundos de investimento renderam até 400% acima do Ibovespa; saiba quais foram

06 fevereiro 2020 - 16h27Por Redação SpaceMoney
Um estudo divulgado pela plataforma de análise de investimentos Economatica revelou quais foram os fundos de investimento com rentabilidade acima do Ibovespa nos últimos dez anos (veja tabela abaixo). A metodologia do estudo está no final desta matéria. O fundo de investimento que mais rendeu acima do Ibovespa foi o Equitas Selection FC FIA, ficando 400,39% acima do índice. Na média desse período, o Ibov teve alta anual de 5,9%, segundo dados da B3, enquanto o fundo teve um prêmio (retorno) de 15,37% acima desse valor.  Portanto, é sempre bom lembrar ao investidor que rentabilidade passada não garante rendimentos futuros, é preciso levar em conta diversos fatores, como conta Fábio Murad, CEO da SpaceMoney. “É preciso estar atento à equipe que está gerindo o fundo, se ela continua a mesma ou se mudou. Afinal, a performance de um fundo depende muito de quem são os gestores”, comenta o economista.

Os "segredos"

Ao analisar os fundos “campeões”, o que mais chamou a atenção de Sérgio Brito, sócio da Ipê Investimentos, foram algumas estratégias semelhantes utilizadas pelos gestores. “Os fundos que apresentaram as melhores performances têm equipes especializadas em setores da economia, que fazem uma leitura muito eficiente do cenário macroeconômico e identificam o momentum positivo [tendência de valorização crescente]”, explica Brito. Sendo assim, o especialista ressalta a valorização das cotas desses fundos em períodos de “altas” setoriais. Como por exemplo, o boom dos preços das commodities na primeira década de 2000, que beneficiou empresas exportadoras como a Vale. Outro ponto destacado por Brito, ao avaliar os fundos “campeões”, foi a preferência dos gestores por empresas com as melhores práticas de gestão e governança corporativa, em análise fundamentalista. “Esses ativos ´mais conservadores´ têm um papel importante em períodos de muita instabilidade, diminuindo a exposição da carteira a grandes oscilações”, explica Brito.

As carteiras dos fundos de investimento campeões

Equitas Selection Fc FIA.

Squadra Private FICFI Ações.

Mosaico FIA.

Brasil Capital Fc FIA.

Bresser Ações FIC de FIA.

Metodologia da Economatica

O estudo considerou todos os fundos que seguem as classificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 17 se encaixavam nos padrões analisados pela Economática. Entre eles, principalmente, três são geridos pela Tempo Capital, dois pela Constellation Inv. e Part. Ltda e outros dois pela Vinci Equities Gestora de Rec. Ltda. Outras dez gestoras têm um fundo cada uma. Além disso, só entraram para a lista fundos com mais de 10 cotistas no dia 31 de dezembro de 2019. Não foram considerados fundos de grandes bancos de varejo (Bradesco, ItauUnibanco, Santander, CEF e Banco do Brasil).