sábado, 20 de abril de 2024
Fundos de investimento com cashback

Fundos de investimento com cashback: como funcionam?

19 setembro 2020 - 14h30Por Redação SpaceMoney

O sistema de cashback está cada vez mais presente na vida dos consumidores brasileiros: nesse esquema, você recebe parte do valor gasto em uma compra, por exemplo, de volta. Mas funcionam os fundos de investimento com cashback?

É parecido: significa que os investidores podem ter parte do valor investido de volta. Dessa maneira, há um "desconto" nos aportes e maior potencial de rentabilidade. Para entender como isso é possível para gestoras e corretoras, é preciso entender como os fundos de investimento são distribuídos.

Para ser incluído em uma plataforma de investimentos, a gestora deve validar seu fundo. A partir daí, há a negociação do chamado rebate -- quanto a corretora vai ganhar por hospedar o produto. Esse valor é calculado a partir da taxa de administração (e da taxa de performance, se houver). 

Quer investir com assessoria personalizada? Fale com um especialista SpaceMoney

Em corretoras que usam o modelo de distribuição com agentes autônomos de investimentos (AAIs), esses profissionais também ganham parte do rebate. No entanto, no sistema de cashback, essa porcentagem que iria para os AAI vai para você. 

Os fundos de investimento que proporcionam cashback ao investidor ainda estão se popularizando no Brasil, mas é possível encontrar opções no Banco Inter e no Pi. Em alguns deles, é possível receber a quantia, que pode chegar a 50% do rebate, mensalmente.

Já é possível investir em fundos de diversas classes nesse esquema: multimercado, renda fixa… Para escolher o ideal para você, valem as mesmas regras: não apenas olhar a rentabilidade, mas também o histórico da gestora, entender onde seu dinheiro está investido e lembrar sempre da sua tolerância a risco. 

Se você ainda não está certo de que fundos são o produto para você, há também plataformas que oferecem, em tempos de promoções, cashback em outros investimentos, como o CDB.