quinta, 18 de abril de 2024
Internacional

Fique por dentro das principais notícias dos mercados desta quinta-feira (9)

Selic a 9,25% com objetivo de controlar a inflação, Evergrande formalmente inadimplente, Amazon recebe outra multa antitruste e mais

09 dezembro 2021 - 09h24Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - O Copom reforça seu compromisso em controlar a inflação de 2022.

A China Evergrande está formalmente inadimplente, mas os ativos chineses reagem com indiferença.

As ações americanas devem abrir mais baixo conforme a Amazon (NASDAQ:AMZN) recebe outra multa antitruste e GameStop (NYSE:GME) decepciona seu exército de investidores de varejo.

A libra cai para um mínimo de 2021 com a reintrodução das restrições da Covid-19.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na quinta-feira, 8 de dezembro:

1. Taxa Selic sobe a 9,5% a.a.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu aumentar a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, de 7,75% para 9,5% ao ano.

O Copom também já deixou indicada uma alta para 10,75% para a sua próxima reunião, com a ressalva de que poderá mudar de ideia a depender do cenário macroeconômico.

A alta tem como objetivo controlar a inflação no próximo ano.

O Copom prevê que a Selic alcance um pico de 11,75% em 2022, com uma tendência de queda para 11,25% até o fim do ano. Assim, o comitê espera que a inflação em 2022 fique em 3,5%, acima da meta, e em 2023 fique em 3,25%, próximo ao objetivo.

Apesar da alta já ser esperada pelo mercado, o tom duro do Copom a respeito do seu compromisso em cumprir a meta da inflação surpreendeu alguns analistas.

Há expectativas de que o aperto monetário tenha um ciclo mais longo, mesmo diante da desaceleração da economia.

2. Yuan estável, os mercados chineses sobem apesar de Evergrande

O yuan permaneceu estável e os mercados de ações e dívidas chineses subiram, apesar da primeira declaração formal de inadimplência das incorporadoras imobiliárias China Evergrande e Kaisa.

A Fitch disse que Evergrande estava em "inadimplência restrita" depois de perder o pagamento de dois títulos em dólares e uma garantia de empréstimo que não era amplamente conhecida até a semana passada.

Isso desencadeará cláusulas de default cruzado em mais de US $ 19 bilhões da dívida da Evergrande e uma grande reestruturação dessas obrigações.

O passivo em dólares é inferior a 7% de sua pilha total de dívidas.

O Banco Popular da China agiu para prevenir a volatilidade nos mercados locais na semana passada, cortando o índice de reserva para os bancos, liberando quase US $ 190 bilhões em liquidez.

Os mercados também foram elevados por quedas na inflação ao consumidor e ao produtor chinês em novembro, embora ambas tenham sido menores do que o esperado.

3. Mercado de ações americanas

As ações dos EUA devem abrir em baixa devido à realização de um pouco de lucro, depois que o rali de alívio da Omicron ficou sem gás na quarta-feira.

Às 08h57, os futuros da Dow Jones caíam 0,36%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 recuavam 0,50% e 0,39%, respectivamente. Todos os três registraram ganhos na quarta-feira, embora menores, já que os dados emergentes sobre a variante Omicron do Covid-19 continuaram a justificar um certo grau de cautela.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem GameStop, que caiu mais de 5% no pré-mercado após publicar um prejuízo líquido mais amplo para seu ano fiscal.

Também em foco estará a Amazon, depois de receber uma multa antitruste de 1,3 bilhão de euros (US $ 1,5 bilhão) da Itália. Oracle (NYSE:ORCL), Costco (NASDAQ:COST), Lululemon e Broadcom (NASDAQ:AVGO) todos relatam seus resultados após o fechamento.

Além disso, o mercado de trabalho dos EUA está no centro das atenções novamente com os dados semanais de pedidos de seguro-desemprego sendo divulgados às 10h30. Os analistas esperam uma queda modesta nas reivindicações iniciais de 222.000 para 215.000 na semana passada.

4. Libra atinge o ponto baixo de 2021 com a reintrodução das restrições da Covid-19

O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou um endurecimento de alguns regulamentos para impedir a aceleração da Covid-19 no Reino Unido, empurrando a libra para o seu nível mais baixo em um ano em relação ao dólar.

Os novos regulamentos recomendam que as pessoas trabalhem em casa sempre que possível. O governo já havia reintroduzido um mandato de máscara para espaços internos de varejo na semana passada.

No entanto, o setor de hospitalidade ficará amplamente isento e as festas de Natal no escritório poderão continuar. Regras mais rígidas nesta área eram politicamente impossíveis devido a um escândalo em curso sobre as revelações de que a própria equipe de Johnson realizou uma festa de Natal ilegal o ano passado, enquanto o resto do país estava em confinamento estrito, submerso sob uma onda de mortes de Covid.

5. O petróleo cai devido ao nervosismo da demanda; Preços do carbono acabam com alta recorde

Os preços do petróleo caíram diante das dúvidas sobre a demanda em um período de férias que provavelmente será pontuado por restrições em grande parte do hemisfério norte.

Às 09h03, os futuros de petróleo dos EUA recuavam 0,62%, a US$ 71,91, enquanto os de brent caíam 0,66%, a US$ 75,32.

Na Europa, os preços das emissões de carbono diminuíram em meio às previsões de temperaturas mais altas. No entanto, os problemas de longo prazo de uma escassez de gás russo continuam pairando sobre o mercado, já que o impasse em curso sobre as tropas na fronteira com a Ucrânia complica o cenário político para o início dos fluxos através do gasoduto Nord Stream.