sexta, 26 de abril de 2024
FIP-IE Infra Portos

FIP-IE Infra Portos: XP começa cobertura com recomendação de Compra

22 setembro 2020 - 18h23Por Investing.com

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - Em relatório distribuído nesta terça-feira (22), a XP comunicou o início da cobertura do Fundo de Investimento em Participações em Infaestrutura FIP-IE BRZ Infra Portos (BRZP11), que investe no Porto de Itapoá, em Santa Catarina.

A recomendação da XP é de Compra, com preço-alvo de R$ 126 por cota.

O fundo tem uma participação de 22,9% no Terminal de Uso Privado - TUP do Porto de Itapoá, cuja operação é voltada para a movimentação de contêineres. O Porto de Itapoá, que tem 7% de participação de mercado, teve a terceira maior movimentação de contêineres no Brasil em 2019, de acordo com dados da ANTAQ citados no relatório.

Segundo a XP, há diversas vantagens no investimento, como o fato de o porto estar perto de Joinville e de Curitiba, de ser capaz de operar todos os modelos de navios que circulam no Brasil, e um projeto previsto de ampliação de capacidade nos próximos anos. Outros pontos positivos do porto são a parceria com a Maersk, a baixa frequência de interrupções por condições climáticas e a possibilidade de atuar como hub port, servindo outros portos.

Em relação ao fundo, mais especificamente, a corretora destaca como vantagens a isenção de imposto para pessoa física, tanto para o ganho de capital quanto para dividendos.

A XP destaca ainda que o setor portuário é responsável por cerca de 90% das exportações do Brasil mas que “o tráfego de contêineres é relativamente baixo. Portanto, ainda há grande oportunidade em crescimento e desenvolvimento do setor.”

Entre os riscos apontados pela corretora estão variações macroeconômicas, uma queda nos volumes de importação e exportação e um aumento da competição entre portos e com outros meios de transporte.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje