quinta, 18 de abril de 2024
Fed taxa de juros

EUA: sem surpresas, Fed mantém taxa de juros entre 0-0,25%

05 novembro 2020 - 16h27Por Investing.com

Por Leandro Manzoni, da Investing.com - O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) dos Estados Unidos mantém a taxa de juros entre 0-0,25% após encerramento da reunião de dois dias de política monetária, esta semana excepcionalmente na quarta e quinta-feira devido à eleição presidencial na terça-feira.

O resultado veio em linha com a expectativa do mercado, em que 98,8% dos investidores apostavam na manutenção, enquanto 1,2% previam uma redução para um patamar negativo, entre -0,25-0%, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do Investing.com. A decisão foi unânime.

De acordo com o comunicado, o Federal Reserve vai manter a taxa nesse patamar até que "as condições do mercado de trabalho atinjam níveis consistentes com a meta de máximo emprego da Fomc e a inflação atinja 2% ou fique moderadamente acima de 2% por um período de tempo". Como também vai continuar com o programa de compra de títulos públicos e de hipotecas no atual nível.

O comunicado reforça que a autoridade monetária está preparada em ajustar a política monetária apropriadamente se houver aumento dos riscos que prejudique a obtenção dos objetivos de máximo emprego e estabilidade de preços.

Os dirigentes do Fed continuam com a visão de que a recuperação da economia depende do "curso do vírus", em que a política sanitária de combate à pandemia continua a ter um peso na atividade econômica, no mercado de trabalho e na inflação de curto prazo, com implicações na recuperação da economia no médio prazo. "A atividade econômica e o emprego continuam a se recuperar, mas permanecem abaixo dos níveis do começo do ano", diz o comunicado.

Como de costume, o Fomc reforça que leva em consideração uma gama variada de informações, como dados de saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressão inflacionária e expectativa de inflação, além das condições financeiras internacionais.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje