quinta, 18 de abril de 2024
Fitch

Estas são as projeções da Fitch Ratings para a Vale

18 junho 2020 - 13h41Por Redação SpaceMoney

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco de crédito, divulgou nesta semana relatório com suas projeções para a indústria de ferro e para o desempenho da Vale. De acordo com a Fitch, a mineradora gerará EBITDA de mais de USD 14 bilhões em 2020, com preços médios de minério de ferro de USD75/tonelada seca. 

Sobre o fluxo de caixa livre (FCF), a estimativa da agência fica em torno de USD 5 bilhões; e, para o índice dívida líquida/EBITDA, a projeção é de cerca de 0,5 vez. 

Os ratings de crédito da Vale ficam limitados a "BBB-" (BBB menos), com Perspectiva Estável. Segundo a Fitch, questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) ainda pesam na classificação da mineradora. As implicações de crédito da Vale são menores, porém, devido ao baixo custo de produção, liderança de mercado e reservas abundantes do minério. 

Situação nacional

O relatório também lembra que o preço do minério de ferro sofreu uma queda no início do ano devido a preocupações com a demanda. Além disso, as infecções por coronavírus diminuíram a produção da commodity no país (a Vale, inclusive, havia sido obrigada a suspender suas operações no complexo de Itabira após funcionários testarem positivo para o vírus). 

Apesar disso, os preços do minério se recuperaram — principalmente por conta da redução da oferta, causada pelo acidente com a barragem da Vale em 2019 e pelas interrupções na produção devido ao clima. Com isso, os preços da commodity ficaram a USD 100/tonelada seca.

Leia aqui o relatório completo da Fitch Ratings.