quinta, 28 de março de 2024
eneva

Eneva opera em alta; gestoras sócias criam bloco articulado

26 agosto 2020 - 16h10Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Na parte da tarde desta quarta-feira, as ações da Eneva (SA:ENEV3) operam com valorização, indo na contramão da baixa do Ibovespa. Três gestoras de recursos com participação na elétrica se juntaram para criar um bloco de acionistas independente. O movimento permite aumentar a influência sobre a administração da empresa.

Por volta das 16h00, os ativos somavam 1,57% a R$ 49,91 — alinhado com o Ibovespa, que recuava 1,64% a 100.441 pontos.

A iniciativa une Atmos Capital, Dynamo e Velt Partners, que firmaram acordo de acionistas para regular a relação entre elas e o exercício dos direitos de voto na companhia, bem como regras para transferência de ações detidas por seus veículos de investimento, segundo fato relevante da Eneva na noite de terça-feira.

A Velt Partners detém 5,59% das ações da Eneva, enquanto Dynamo e Atmos possuem cerca de 5% cada, segundo informações no site da empresa.

Os maiores acionistas da Eneva são o banco BTG Pactual (SA:BPAC11) e a Cambuhy Investimentos, da família Moreira Salles, com 22,93% cada.

A Eneva disse no comunicado ter recebido das gestoras a informação de que elas não pretendem exercer controle acionário da companhia ou alterar sua estrutura de administração.

“Atmos, Dynamo e Velt são investidores que compartilham visão semelhante em relação ao investimento na Eneva, cuja estratégia e condução dos negócios vêm apoiando continuamente. O acordo permitirá a formação de um bloco de acionistas independente, ágil e articulado... que atuará em benefício do melhor interesse de longo prazo da Eneva”, afirmaram.

A Eneva opera termelétricas a gás e carvão e atua na exploração de reservas de gás natural.

A elétrica tentou neste ano uma combinação de negócios com a AES Tietê, da norte-americana AES, que tem usinas eólicas, solares e hidrelétricas, mas teve proposta recusada pela administração da empresa.