quinta, 25 de abril de 2024
Empréstimo criptomoedas

Empréstimo com criptomoedas: como isso funciona?

08 setembro 2020 - 17h28Por Redação SpaceMoney

Com a popularização das fintechs, além de investir em criptomoedas com facilidade, é possível também fazer empréstimo usando esses ativos. Isso porque muitas delas já aceitam bitcoins, por exemplo, como garantia para crédito.

Ou seja, ao invés de usar um carro ou uma casa como colateral, você pode usar criptomoedas. O serviço é apenas um dos baseados na tecnologia blockchain, os chamados DeFi.

Com a operação, é possível conseguir taxas de juros menores -- mas os criptoativos aceitos variam de plataforma para plataforma. Com as transações online, o crédito geralmente é liberado em um espaço de tempo bastante reduzido quando comparado aos bancos tradicionais. A BlockFi, por exemplo, atua mundialmente, com o atrativo de baixas taxas, mas com um rol limitado de ativos menor.

Procura opções de crédito? Fale com um especialista SpaceMoney

Se o seu interesse é pegar ou emprestar bitcoins, também há serviços DeFi que possibilitam a operação. Nesse caso, a garantia também são as coins, mas aquelas que estão nas contas do tomador. Assim, a transação fica registrada em contratos inteligentes e a garantia é executada automaticamente em caso de calote.

DeFi

Os empréstimos envolvendo criptomoedas acontecem dentro de um ecossistema maior de serviços com ativos cripto. Com blockchain e e algoritmos, as transações nesse ambiente acontecem sem a necessidade de gerenciamento humano.

A segurança fica por conta dos princípios usados em todo o universo cripto: a possibilidade de qualquer um da rede checar os contratos, a partir de uma base de dados aberta.

Com essa descentralização, as operações no ambiente DeFi exigem não apenas cautela com o gerenciamento de risco (como todas as transações financeiras), mas também sistemas seguros, com cuidado redobrado em relação a dados como senhas.