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Empresas notam aumento de acionistas pessoas físicas

26 junho 2019 - 12h18Por Angelo Pavini
Pesquisa da Deloitte em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) em sua 14ª versão, mostrou um aumento do interesse das pessoas físicas por ações. Seis em cada dez empresas ouvidas identificaram um aumento de pessoas físicas em sua base de acionistas. No entanto, apenas 21% das empresas que notaram crescimento têm uma prática voltada para atrair esse tipo de investidor. O resultado, sugere a pesquisa, mostra que há um importante espaço para um posicionamento mais ativo das organizações para esse público. Entre os fatores que aumentaram o interesse há o maior interesse sobre o mercado de capitais, a popularização de plataformas de investimento, a baixa taxa de juros, aumento de agentes autônomos e aumento dos canais via Youtube. “Acredito que o principal fator foi a queda dos juros, imagino no tempo que juro era 30% e 40% como você pensaria em investir em ações”, diz Setubal. E há o papel das plataformas e da própria bolsa de valores de buscar popularizar a bolsa.

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Foram ouvidos 64 grupos, incluindo empresas listadas e no Novo Mercado. Segundo a pesquisa, de 2018 para 2019, houve aumento ou manutenção das áreas de Relações com Investidores (RI). Os motivos são aumento da regulação, não só no Brasil como no exterior, com informes de governança e relatórios, e maior demanda do mercado e dos investidores, e o RI precisa de estrutura para atender essas demandas, afirma Guilherme Setubal, diretor-presidente do Ibri. Houve também um aumento da complexidade das demandas e questões do RI. O grau de exigência de analistas e gestores de fundos de investimento, especialmente estrangeiros, cresceu muito em relação a praticas de governança corporativa e sustentabilidade. A empresa precisa adotar ou explicar por que não. O estudo mostrou também que 70% dos entrevistados acham que há uma diferença entre o valor da empresa e o dado pelo mercado. Desse total, 33% acham que há uma grande lacuna entre o valor de mercado e o valor real. Os dados mostram que as empresas estão atentas a conteúdos digitais que possam afetar a imagem da companhia, com 71% acompanhando. E 26% afirmaram ter sofrido com o efeito de notícias faltas (fake news) que afetaram a percepção de valor da empresa. Das empresas, 16% tem cobertura e documentação de fake news. Mas 30% afirmaram que não estão acompanhando esse tipo de notícia falsa. Em termos de tecnologia, 62% ainda não pensaram a respeito da adoção de inteligencia artificial e tecnologia. Sobre as habilidades do profissional de RI, 73% citaram pensamento crítico, que discuta estratégias de comunicação. Planejamento estratégico teve 67% das opiniões e liderança de equipe, 51%. “O RI tem de ser alguém que mobilize as pessoas, não só divulgue números”, afirma Setubal. O post Empresas notam aumento de acionistas pessoas físicas apareceu primeiro em Arena do Pavini.
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