quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa ao vivo

Em queda, dólar é cotado a R$ 4,96; Ibovespa sobe mais de 2%

05 junho 2020 - 14h15Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta sexta-feira (5). Por volta das 14h09, os ganhos eram de 2,23%, aos 95.921 pontos. A alta segue a onda de otimismo dos mercados internacionais, que, apesar do recuo nesta quinta-feira (5), volta a crescer com a ampliação de estímulos monetários pelo Banco Central Europeu (BCE) e taxa de desemprego nos EUA abaixo do esperado. Com os investidores retomando o apetite — ou seja, se colocando mais expostos ao risco —, o dólar recua e registra queda forte. A moeda norte-americana era cotada a R$ 4,96, com desvalorização de 3,19%. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o índice Nikkei 225 fechou em alta de 0,74%. O Shangai Composite subiu 0,40%. Na Europa, os principais índices acionários da Alemanha, Inglaterra e França fecharam em alta: DAX 30 subiu 3,36%;  FTSE 100 avançou 2,25%; e CAC 40 teve alta de 3,71%. Nos EUA, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançavam 3,53%, 2,79% e 2,12%, respectivamente.

Payroll

payroll norte-americano, relatório sobre o mercado de trabalho no país, veio abaixo das expectativas: era estimada uma taxa de desemprego de 19,5% em maio, contra 13,3% nos dados consolidados. Foram perdidas 2,5 milhões de vagas no mês passado.

EUA x China

A briga entre Estados Unidos e China ganha um novo capítulo nesta sexta-feira com a restrição de compra de bens norte-americanos para mais de 30 empresas chinesas. O governo Trump institui a medida em retaliação a estas companhias pois elas estariam colaborando com a China na perseguição à minoria muçulmana uigur.

Coronavírus

O Brasil bateu, pelo terceiro dia seguido, o recorde de mortes por covid-19 em 24 horas: 1473 óbitos — e este ainda não deve ser o pico no país. No total, são mais de 34 mil brasileiros mortos pelo novo vírus, superando as fatalidades na Itália. No ranking mundial, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido em número de mortes.

Petróleo

Os preços do petróleo mostram recuperação hoje, com as expectativas da reunião da Opep e países parceiros marcada para amanhã. Além de discutir a extensão dos cortes de produção, o grupo deve discutir medidas para fazer com que todos os países cumpram o acordo. A perspectiva deixa os investidores otimistas sobre um eventual reequilíbrio entre oferta e demanda da commodity.