quinta, 25 de abril de 2024
renda fixa

Educação financeira é foco na Semana do Investidor

30 setembro 2019 - 16h25Por Angelo Pavini
Começa na semana que vem a 3ª edição da Semana Mundial do Investidor (WIW – World Investor Week), evento de educação financeira organizado pelos órgãos reguladores de vários países. No Brasil, o evento começa oficialmente no dia 30, às 10 horas, com o toque da campainha no antigo pregão da bolsa B3, chamado de Ring the bell for Financial Literacy. Ao redor do mundo, bolsas de valores realizarão um toque de campainha global para conscientizar e disseminar a importância da educação financeira e da proteção ao investidor. O evento contará com a participação de representantes da Comissão Valores Mobiliários (CVM), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da B3. Promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e coordenada pelo Comitê 8 da IOSCO (Retail Investors – Investidores de Varejo), atualmente presidido pela CVM brasileira, o evento terá iniciativas com foco na proteção e educação do investidor, bem como educação financeira, incluindo a realização de palestras, workshops, cursos presenciais e online, divulgação de mensagens por redes sociais, lançamento de projetos educacionais e divulgação de vídeos com temas de interesse do público. Entre os eventos estarão palestras sobre O que é o mercado de capitais? Como escolher o investimento mais adequado ao seu perfil? Quais são os direitos e deveres do investidor? Quais as principais inovações financeiras do mercado financeiro? Para verificar a lista completa de ações e procedimentos de inscrições da CVM, clique aqui.

Finanças sustentáveis e a importância do mercado de capitais

Ao longo da semana, diversas oportunidades de capacitação em finanças sustentáveis serão realizadas pelos membros do Laboratório de Inovação Financeira, fórum de interação multissetorial criado pela CVM, pelo BID e pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico (ABDE), que tem o apoio do Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. No dia 30/9, o Seminário Mercado de Capitais e Sustentabilidade reunirá, na B3, em São Paulo, representantes de CVM, BID e demais entidades para debater tópicos como Green Bonds na América Latina, Instrumentos Financeiros e Sustentabilidade, Gestão de Risco e Transparência. Já em 1/10, a Importância do Mercado de Capitais e o Papel da CVM serão discutidos em evento na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro.

Sandbox e educação do investidor

Os Impactos de infra-estrutura e da regulamentação de sandbox nos mercados financeiro, de capitais e de seguros serão abordados por CVM, Banco Central do Brasil e Superintendência de Seguros Privados (Susep), no dia 2/10, em São Paulo. E as Tendências no mercado de capitais a partir de redes descentralizadas estarão na pauta da WIW em evento que ocorrerá na sede da CVM, no Rio de Janeiro, dia 3/10. Já em 4/10, no Rio de Janeiro, ocorrerá a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor, realizada pela CVM, em parceria com B3, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, painelistas nacionais e internacionais debaterão a Aplicação de Insights Comportamentais em Programas de Educação Financeira e Proteção do Investidor; Estudos Sociais e Finanças, Investimento Previdenciário e Alfabetização Financeira, entre outras questões. Os eventos possuem inscrições gratuitas. Acesse, na íntegra, a agenda da 3ª Semana Mundial do Investidor e inscreva-se. E atente-se: as vagas são limitadas! Confira também o site específico da Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor.

Corretora promove curso sobre montar carteira de ações

Haverá também eventos promovidos por corretoras e instituições. Nos dias 1º e 3 de outubro, a Terra Investimentos promove, respectivamente, as palestras “O que são opções: como operar de maneira inteligente” e “Como montar uma carteira de ações vencedora”. Com inscrição gratuita, a programação faz parte da Semana Mundial do Investidor, campanha global de educação financeira (World Investor Week – WIW). No Brasil, ela é coordenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), membro da associação internacional de reguladores, a IOSCO. Os eventos acontecerão na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, na Rua Quinze de Novembro, 275, Centro de São Paulo. As inscrições podem ser feitas online.

Livro sobre planejamento financeiro

No dia 2 de outubro, às 10h30, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar) e a CVM realizarão o lançamento do livro “TOP Planejamento Financeiro Pessoal”. O presidente da Planejar, Jan Karsten, irá detalhar sobre a produção do conteúdo que aborda temas de gestão financeira, investimentos e aplicações financeiras, planejamento para aposentadoria, gestão de riscos, entre outros. O evento contará também com a palestra intitulada “Educação financeira como auto-defesa do investidor”, com a participação de José Alexandre Cavalcanti Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM; da diretora da Superintendência de Seguros Privados – Susep, Adriana Teixeira de Toledo; e da Márcia Dessen, escritora, colunista e planejadora financeira CFPR. O evento acontecerá na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, na Av. da Liberdade – 532 – Auditório 131C; Liberdade – São Paulo/SP. O post Semana Mundial do Investidor terá palestras sobre educação financeira, finanças comportamentais e carteiras de ações apareceu primeiro em Arena do Pavini.