quinta, 18 de abril de 2024
Ibovespa Dólar

Dólar tem nova máxima histórica; Ibovespa opera com perdas

18 fevereiro 2020 - 17h38Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em queda nesta terça-feira (18), seguindo as tensões do exterior com os impactos do coronavírus. Por volta das 17h35, a bolsa tinha perdas de 0,68%, aos 114.523,59 pontos. Os medos em torno dos consequências econômicas do coronavírus retornaram após a Apple anunciar que não cumprirá a receita prevista para o primeiro trimestre de 2020. A empresa deve ficar abaixo da meta devido ao fechamento de plantas de fornecedores chineses, causado pela epidemia. Já o dólar comercial bateu nova máxima histórica, com valorização de 0,66% ante o Real e cotado a R$ 4,358 no fechamento, seguindo a aversão ao risco nos mercados internacionais. Ontem, a semana se iniciou com a bolsa brasileira retomando os 115 mil pontos, após um dia de otimismo no exterior, com as medidas anunciadas pela China para injetar liquidez no mercado. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

Os índices da Ásia fecharam em baixa, enquanto as bolsas europeias também fecharam em queda. Em Nova York o Dow Jones também caía, assim como o índice S&P 500. A Nasdaq operava com ganhos. A lista de produtos norte-americanos que possivelmente não serão taxados pela China também afeta os mercados hoje. Divulgada ontem, a tabela incluí carne, petróleo e equipamentos médicos, necessários em meio à crise do coronavírus.

Coronavírus

Apesar dos números indicarem que a doença está em declínio, os mercados ainda estão voláteis pela incerteza acerca da extensão dos estragos econômicos da epidemia de coronavírus. Pelos dados mais recentes, o surto de COVID-19 já tem mais de 70 mil infectados e matou 1.770 pessoas na China.

Banco Central e reforma administrativa

O BC está avaliando novas liberações de crédito compulsório, segundo estudo especial divulgado ontem. O material também aventa a possibilidade de mudança na legislação para permitir que um imóvel seja posto como garantia em mais de um financiamento. A expectativa é que hoje o presidente Jair Bolsonaro finalize o texto da reforma administrativa, que muda regras do funcionalismo público, com sua equipe econômica. O presidente quer enviar o texto para o Congresso ainda esta semana.

Balanços

E a temporada de resultados do 4º trimestre de 2019 continua hoje, com a divulgação de resultados da Iguatemi, Ecorodovias, IRB Brasil e Engie após o pregão. Leia mais: Veja o calendário de divulgação de balanços para a semana do dia 17.