quarta, 24 de abril de 2024
ibovespa

Discurso de Trump não anima e Ibovespa encerra em queda; dólar também cai

08 janeiro 2020 - 18h13Por Redação SpaceMoney
No encerramento desta terça-feira (08), o Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou em queda de 0,36%, aos 116.247,03 pontos. Apesar dos ganhos pela manhã, o índice sofreu uma reversão com a espera do pronunciamento do presidente americano, Donald Trump, sobre o ataque de ontem (07) a bases americanas no Iraque e, após o discurso, ensaiou uma melhora, mas logo voltou a cair novamente. Dólar Por sua vez, o dólar comercial encerrou em queda de 0,32%, cotado a R$ 4,052. Essa é a primeira queda da moeda americana em 2020 e o primeiro fechamento em baixa após quatro pregões de alta. Veja os acontecimentos que influenciaram o mercado hoje:

Tensão entre Irã e EUA

Após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, o Irã prometeu "retaliações severas" aos EUA por violarem tratados internacionais em seu território. Já o presidente americano, Donald Trump, comemorou o atentado a Soleimani e afirmou que os Estados Unidos têm 52 alvos prontos para serem atacados caso o Irã tente, segundo ele, "começar uma guerra". No discurso da tarde desta terça-feira, o Trump afirmou que retomará as sanções econômicas ao país persa e fez uma promessa de paz com ameaças: “Apesar de termos um excelente material bélico, nós não queremos usá-lo. Nós não precisamos usá-lo. Os EUA estão prontos para acolher a paz”.

Bolsas internacionais

As bolsas de Hong Kong, Xangai e Japão fecharam em queda generalizada, mostrando pessimismo com a ação de ontem e demonstrando medo com a perspectiva de uma guerra entre Estados Unidos e Irã. Os futuros de Nova York também operavam em leve alta pelo mesmo motivo.

EUA e China

Após dois anos sem uma resolução, a guerra comercial entre EUA e China não tem perspectiva de acabar, frente aos recentes fatos envolvendo os norte-americanos e o Irã. A delegação chinesa tem uma viagem marcada para os EUA na semana que vem, mas ainda existe incerteza sobre uma resolução sólida. Para os investidores, o atentado ao general iraniano deve frustrar os planos de conclusão do conflito.

Medo do desemprego diminui

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que houve um recuo de 2,1 pontos no índice de medo de desemprego, atingindo o patamar de 56,1 pontos. Apesar da queda, permanece acima da média histórica de que é de 50,1 pontos.

IGP-DI

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), fechou 2019 com taxa de inflação de 7,70%. Em dezembro, o índice ficou em 1,74%, superior ao registrado em novembro (0,85%). A alta da taxa foi puxada pelo atacado, pelo varejo e pela construção.