sexta, 29 de março de 2024

Destaques: covid-19 na Europa e preços do petróleo

14 agosto 2020 - 09h29Por Investing.com

Por Geoffrey Smith - Investing.com - Temores de uma segunda onda de Covid-19 na Europa se espalharam quando o Reino Unido impôs uma quarentena a viajantes da França e da Holanda. A inquietação em Belarus e os temores de uma possível intervenção russa aumentam os nervos para derrubar as ações europeias e pesar sobre os futuros dos EUA também. 

As vendas no varejo de julho devem confirmar uma desaceleração da recuperação econômica. O editor da Fortnite processa a Apple (NASDAQ:AAPL) e o Google depois que o jogo é retirado de suas lojas de aplicativos em um movimento para defender suas comissões de vendas. E o Senado saiu de férias em vez de esperar que a Câmara e o governo firmassem um acordo para um pacote de estímulo. 

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na sexta-feira, 14 de agosto.

1. Mercados europeus caem com os temores da Covid e agitação em Belarus

Os mercados de ações europeus caíram drasticamente depois que o Reino Unido impôs uma quarentena de duas semanas às pessoas que chegavam da França e da Holanda, em resposta aos recentes aumentos acentuados na taxa de novas infecções por coronavirus nesses países.

O anúncio da quarentena ofuscou um novo afrouxamento das restrições aos negócios no Reino Unido.

Para aumentar o nervosismo, houve uma onda de greves em Belarus em protesto contra a suposta manipulação da eleição presidencial do último fim de semana por Alexander Lukashenko. Sua oponente, Svetlana Tikhanovskaya, foi forçada ao exílio no início desta semana pelos serviços de segurança do país. Ministros das Relações Exteriores da UE se reunirão na sexta-feira para discutir o assunto, conscientes do risco de intervenção russa

Às 8h57 (horário de Brasília), o índice de referência Euro Stoxx 600 caía 1,24%, também atingido por números que mostram que o PIB da zona do euro caiu 12,1% no segundo trimestre. O mercado de ações mais atingido foi o da Polônia, fora da zona do euro, que faz fronteira com Belarus.

2. Dados de vendas no varejo são esperados enquanto o Senado entra em férias

A recuperação econômica dos EUA está intacta ou não? Depois de muito debate sobre se os dados de pedidos de seguro-desemprego na quinta-feira deram uma imagem muito otimista do mercado de trabalho, os EUA devem divulgar dados de vendas no varejo para julho às 9h30.

Os números não devem mostrar muitos sinais de enfraquecimento do sentimento do consumidor antes da expiração dos benefícios de seguro-desemprego reforçados no final do mês, uma vez que a data de corte para a amostra é antes do impasse no Congresso sobre o quarto pacote de estímulo se tornar um assunto importante.

Ainda assim, espera-se que as vendas tenham aumentado apenas 1,9% em relação a junho, consistente com um padrão visível em todos os dados recentes que mostram a recuperação da atividade se achatando.

Durante a noite, os dados chineses mostraram que a produção industrial ficou aquém das expectativas pela primeira vez desde que os bloqueios foram suspensos, enquanto as vendas no varejo ainda permaneceram abaixo dos níveis do ano passado.

3. Ações devem abrir mista

Os mercados de ações dos EUA devem abrir sem direção única antes da divulgação dos dados de vendas no varejo, atingidos não apenas pelas notícias da Europa, mas também pelo jogo contínuo entre os democratas da Câmara e os republicanos no Senado e no governo.

O Senado entrou em recesso de verão na quinta-feira, depois que os negociadores não fizeram nenhum progresso para diminuir a distância entre as respectivas propostas sobre o que incluir (ou não) na próxima rodada de medidas de alívio econômico. O líder do Senado, Mitch McConnell, disse que a câmara poderia ser reconvocada para votação, se necessário.

Às 8h34, o contrato Dow futuros caía 102 pontos, ou 0,4%, enquanto o contrato futuro S&P 500 caía 0,1% e o contrato Nasdaq 100 futuros subia 0,3%.

4. Editora de Fortnite ataca gigantes de tecnologia

A Epic Games, editora do videogame Fortnite, processou o Google e a Apple depois que os dois gigantes da tecnologia tiraram o Fortnite de suas lojas de aplicativos em um esforço para defender suas pesadas comissões por compras dentro do jogo.

A Epic tentou lançar uma nova maneira de fazer compras no aplicativo para evitar o pagamento de taxas pesadas para as duas empresas (o Wall Street Journal relatou que essa comissão é de 30%).

A mudança vem em um cenário de crescente escrutínio das políticas das gigantes da tecnologia no que diz respeito ao controle de seus sistemas operacionais. A UE, que já multou a Alphabet (NASDAQ:GOOGL) por abusar de seu controle do sistema Android em relação a aplicativos de terceiros, abriu uma investigação antitruste sobre um possível abuso da iPhone App Store pela Apple em junho.

5. Preços do petróleo sofrem com notícias de quarentena no Reino Unido

Os preços do petróleo diminuíam seus ganhos à medida que os últimos desenvolvimentos da Covid-19 na Europa apontavam para um novo golpe na demanda de combustível.

Às 8h45, os futuros do petróleo dos EUA subam 0,1% a US$ 42,27 por barril, enquanto o benchmark internacional Brent operava estável, a US$ 44,96 por barril.

A França é o maior destino turístico do mundo, e as novas restrições do Reino Unido provocaram quedas acentuadas nas ações das companhias aéreas europeias na sexta-feira.