Menu
Busca terça, 03 de agosto de 2021
Warren SpaceNow
Warren SpaceNow Mobile
crédito

Crédito: como obter taxas menores usando um bem como garantia

22 novembro 2019 - 18h30Por Laís Martins
Warren 970x250 4

Muitos brasileiros possuem objetivos perecidos: comprar um carro, realizar o sonho da casa própria ou empreender. Mas, além desses objetivos, os brasileiros possuem outro fator em comum: muitos não possuem o dinheiro necessário para buscar essas metas. Assim, a dúvida vem: será que é uma boa opção tomar crédito? Qual o melhor tipo de crédito? E se as taxas forem muito altas? Se você está com essas dúvidas, a SpaceMoney traz uma boa notícia: o crédito com garantia pode te ajudar nesses cenários. Esse tipo de modalidade permite que você negocie taxas menores ao oferecer uma garantia para a instituição que concede o crédito. Além disso, o crédito com garantia também é uma boa opção para quem possui dívidas com juros altos e precisa quitá-las. Mas, como essa modalidade possibilita tantas vantagens? Continue lendo a matéria para entender o mundo do crédito com garantia, de ponta a ponta.

O que é o crédito com garantia?

O crédito com garantia é uma modalidade que permite que o cliente ofereça um bem à instituição credora para conseguir prazos maiores e taxas mais baixas para pagar o empréstimo. Assim, o cliente consegue a quantia que precisa e  a instituição fica menos exposta ao risco de inadimplência, pois o cliente raramente deixará de cumprir o compromisso para não perder o bem atrelado a esse acordo. Segundo o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Creditas, Fabio Zeibil, é possível usufruir desse tipo de crédito em três cenários:

Renegociação de dívidas

De acordo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), em abril deste ano o percentual de famílias endividadas no Brasil chegou a 62,7%. Muitas dessas dívidas são de curto prazo e causadas pelo uso inadequado das modalidades mais difundidas de crédito. Por exemplo: 77,6% dessas famílias estão endividadas por gastos com cartão de crédito e 5,3% com cheque especial. “Aqui na Creditas a gente apurou que mais ou menos 50% dos clientes solicitam empréstimo para trocar dívidas mais caras, de curto prazo, por dívidas mais baratas de longo prazo. O que acontece é que eles conseguem pagar a parcela e melhorar a situação negativa na qual estão ao oferecer uma garantia grande como um imóvel”, explica Zeibil. Segundo dados do Banco Central (BC) de 2019, o rotativo do cartão de crédito, o cheque especial e o empréstimo pessoal possuem taxas de, respectivamente, 399,1%, 321,3% e 132,2% ao ano. Já a taxa média do empréstimo com garantia de imóveis, na Creditas, é de 12,5%.

Empreender

Para empreender são necessárias grandes quantias e, geralmente, as pessoas não possuem o valor à vista. Zeibil também recomenda o crédito nesse caso e diz que para conseguir o empréstimo algumas análises são feitas para garantir a capacidade de pagamento do cliente. “Nós vemos se a pessoa tem dívidas e se sua renda permite que ela arque com as taxas e parcelas do crédito, se não ela acaba se enrolando no negócio que pretende fazer”, afirmou.

Realizar grandes compras

Comprar uma casa, um carro, fazer um MBA, fazer intercâmbio e reformar a casa são realizações, geralmente, mais custosas. Mas, que podem ser realizadas com o crédito com garantia. “As pessoas não precisam abrir mão de uma realização. A questão do crédito engloba se planejar primeiro e pesquisar boas taxas para que, no longo prazo, as contas não se apertem”, finalizou.

Crédito com Garantia de Imóvel

Uma das opções ao escolher essa modalidade é oferecer um imóvel como garantia. Assim, essa modalidade pode ser chamada de refinanciamento imobiliário, home equity ou alienação fiduciária. Nessa modalidade de empréstimo, você consegue transformar até 60% do valor do seu imóvel em crédito para tirar seus planos do papel, abrir seu negócio ou quitar suas dívidas. Mas não há risco de perder o meu imóvel? Segundo Zeibil, essa alternativa só acontece como última solução. “Tomar esse típico de crédito é interessante porque são pouquíssimos os casos nos quais a pessoas perde o imóvel. Quando ela fica com dificuldades para pagar as parcelas, as instituições renegociam, mudam as taxas e tentam achar uma solução”, explicou.

Crédito com Garantia de Veículos

Também conhecido como refinanciamento, essa modalidade é bastante semelhante ao anterior. A única mudança é que o seu automóvel é a garantia usada pela instituição. “O crédito com garantia em veículos é geralmente usado para empréstimos menores porque como o automóvel vale menos [do que um imóvel], o valor mínimo do crédito é mais baixo”, afirmou Zeibil. Na Creditas, o valor mínimo de solicitação é R$ 5 mil.

Sobre a Creditas

Fundada em 2012 pelo espanhol Sergio Furio, a Creditas é uma empresa online de empréstimos com garantia. Eles oferecem três produtos: empréstimos com garantia de imóvel e carro e o consignado privado. “Nós usufruímos de muita tecnologia para oferecer bons serviços, melhorar a experiência dos clientes e reduzir os custos de transações”, finalizou Fabio Zeibel, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Creditas. Segundo ele, a Creditas já recebeu 3 milhões de solicitações de empréstimo e já ajudou os clientes a economizarem mais de R$ 500 milhões em crédito. Esse valor representa a diferença entre os juros pagos com as taxas de crédito que existem no mercado e com as taxas praticadas por essa fintech.

Warren 970x250 - pgs internas
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app:
Warren Rodapé
Warren Rodapé Mobile