quinta, 25 de abril de 2024
presidente

Conversa mostra Trump pedindo a presidente ucraniano investigar filho de opositor; Ibovespa cai

25 setembro 2019 - 11h38Por Angelo Pavini

A Casa Branca divulgou hoje a transcrição da conversa telefônica entre o presidente Donald Trump e seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na transcrição, Trump pede para Zelensky investigar (look into) o candidato democrata Joe Biden e seu filho. Segundo Trump, Biden teria se gabado de ter parado um processo contra o filho e depois sugere a Zelensky, “então, se você puder investigar isso…”

A transcrição reforça a suspeita de que Trump pediu ajuda a um governo estrangeiro para investigar um adversário, o que pode ser visto como um motivo para seu afastamento. Ontem, a Câmara dos Representantes anunciou a abertura de um processo de impeachment contra Trump.

A divulgação do diálogo com detalhes aumentou a preocupação dos investidores e fez as bolsas na Europa e no Brasil acentuarem as quedas. Na Europa, o índice Euro Stoxx 600 cai 1,21%, com o DAX, de Frankfurt, perdendo 1,14% e o CAC, de Paris, 1,43%.

No Brasil, o Índice Bovespa cai 0,58%, para 103.274 pontos, depois de ensaiar alta na abertura.

Nos EUA, o Índice Dow Jones resiste e sobe 0,33%, enquanto o Standard & Poor’s 500 está estável e o Nasdaq cai 0,11%. Analistas dizem que, historicamente, processos de impeachment tem pouco impacto nas bolsas americanas.

No Brasil, o dólar segue em alta, de 0,5%, vendido a R$ 4,19. Por aqui pesa também os problemas do governo com a base no Congresso, após ação da Polícia Federal contra o líder do governo no Senado, o que levou ao adiamento da votação da reforma da Previdência na Casa.

O post Conversa mostra Trump pedindo a presidente ucraniano investigar filho de opositor; Ibovespa cai apareceu primeiro em Arena do Pavini.