quarta, 24 de abril de 2024
como ganhar mais dinheiro

Como ganhar mais dinheiro? Veja 7 formas de aumentar sua renda

28 janeiro 2020 - 10h00Por Redação SpaceMoney

O brasileiro sempre está à procura de alternativas para saber como ganhar mais dinheiro. Com o aumento da inflação e o salário mínimo previsto para 2020 sem aumento real, além da situação econômica do Brasil como um todo, as pessoas sentem a necessidade de fazer mais dinheiro para conseguirem se manter. É nesse cenário que uma pesquisa feita pelo SPC com 804 pessoas, distribuídas em todas as capitais brasileiras, de classe social e idade variados, revelou que 6 em cada 10 brasileiros não se preparam para o futuro e imprevistos. A principal justificativa dada é que não sobra dinheiro no orçamento (36%) e 17% alegam que sobra pouco dinheiro e, por isso, acham que não vale a pena guardá-lo. Entretanto, existem diversas maneiras de contornar essa situação. Quer saber como? Preparamos 7 dicas para ajudar no seu orçamento. Boa leitura!

1. Cobre a mais pelo seu serviço

A maneira mais fácil e rápida de ganhar mais dinheiro de imediato é gerar valor ao que você já faz, que é a sua fonte de renda principal. Independentemente de ser autônomo ou funcionário de alguma empresa, vamos ensinar a você como ganhar mais dinheiro sem precisar buscar novos meios de trabalho. Caso você seja autônomo, é bem mais fácil: mostre autoridade no que faz. As pessoas têm buscado comprar experiências e não coisas, então, se você consegue mostrar seu diferencial, vai ganhar preferência na escolha do consumidor e, logo depois, poderá cobrar a mais pelo seu serviço ou produto. Da mesma maneira ocorre com quem é empregado. Faça com que seu gestor enxergue seus diferenciais, para que ele veja em você um talento e não somente mais uma força de mão de obra. Fique atento à média salarial do mercado e consiga negociar seu valor com o gestor. Se você tem certeza do bom trabalho que faz, não terá medo de tomar essa atitude. Além disso, existem empresas que valorizam o funcionário de acordo com suas titulações. Por exemplo, o colaborador recebe uma porcentagem a mais em seu salário a cada graduação, pós-graduação ou cursos complementares. Verifique se já existe essa política de incentivo à educação em sua empresa e comece a investir ainda mais em você mesmo.

2. Ganhe dinheiro sem sair de casa

Já pensou em ganhar dinheiro sem sequer precisar sair de casa, trabalhar no horário que quiser e ser remunerado de acordo com sua produtividade? É assim que funciona a vida de quem é freelancer. Porém, assim como qualquer outra atividade profissional, é preciso ter consciência e se planejar para dar esse passo em sua vida. Para isso, identifique em que você é bom: escrever, revisar textos, artes gráficas, fotografias, entre outros. Depois, é só encontrar a plataforma ideal para você, pois os clientes estarão esperando por um profissional qualificado nessa plataforma. Também é possível que você busque seus próprios clientes por fora. Selecionamos alguns sites que podem ajudar você a começar essa empreitada:
  • Rock Content — gerar conteúdo, como planejamento de pautas, redação, revisão, diagramação e conteúdo visual;
  • Contentools — gerar conteúdo, como redação e revisão;
  • Meu Redator — gerar conteúdo, como redação e revisão;
  • 99designs — design;
  • We Do Logos — design, como desenvolvimento de logo, papelaria e site;
  • 99freelas — é um dos mais completos, trabalha com desenvolvimento de logo, site, design, geração de conteúdo e tradução.
O leque de trabalho em cada site pode ser ainda maior, citamos aqui apenas algumas de suas funcionalidades, mas é interessante se aprofundar na área em que você pretende se tornar especialista. Outra dica é escolher apenas uma plataforma e focar nela. Assim, quanto mais trabalhos realizados e avaliações positivas, maiores são as chances de você conseguir mais trabalhos naquele site.

Hotmart

O Hotmart segue um viés um pouco diferente das outras plataformas, mas também tem trazido renda extra para muitas pessoas. É uma plataforma para quem deseja criar produtos digitais — produtor — ou para aqueles que se interessam em vender — afiliado — esses produtos, que são e-books, cursos onlines, assinaturas, entre outros. Dessa forma, o site conta com diversos produtos online disponíveis para a venda. Para ser afiliado, basta abrir sua conta no site e ser muito bom em marketing digital. Então, a cada venda que o afiliado fizer, vai receber uma comissão. Uma dica é se especializar em um assunto, por exemplo, culinária. Assim, você terá todo o conhecimento sobre a área e terá mais autoridade sobre o assunto, fazendo com que as pessoas confiem nos serviços que você está vendendo, diferentemente daquelas pessoas que tentam vender de tudo um pouco e acabam não conseguindo vender nada, já que não passam autoridade e confiança suficiente ao cliente.

3. Coloque em prática seus talentos artísticos

Você cozinha bem? Tem habilidades de corte e costura? Ou, quem sabe, gosta de fazer lembrancinhas? Utilize esses dons em seu favor. Faça aquilo que sabe, mostre aos seus familiares e amigos mais próximos, peça sugestões de melhorias a eles e comece a vender seus produtos. A internet traz muitas facilidades para que não fiquemos parados. Por isso, pesquise ideias e inovações do seu ramo e leve-as para a sua cidade. Comece vendendo para amigos e faça um perfil no Instagram para divulgar os seus produtos. Trabalhando com planejamento, produtos de qualidade e um bom marketing, com certeza sua empresa vai crescer. Lembre-se que aqui vale de tudo: desde fazer apenas ajustes em peças de roupa até criar sua própria coleção. O que realmente importa é que você estude sobre o que vai oferecer para vender coisas de qualidade, até porque o boca a boca ainda é a melhor forma de propaganda.

4. Abra a sua própria empresa

Viu que seu negócio em casa está dando certo? Então abra a sua empresa, regularize-se e invista ainda mais na ideia. Crie uma marca, defina se sua loja será física ou virtual, identifique seu público-alvo, faça um estudo do mercado no qual vai se inserir, estude sobre empreendedorismo e coloque as mãos na massa. Mas para aqueles que não querem arriscar e inovar tanto, indicamos a abertura de uma franquia. É um investimento inicial maior, porém você tem a certeza de todas as características daquele negócio e as chances de dar certo são maiores, já que as franquias oferecem material de marketing e vendas e clientes em potencial. Esse capital inicial pode ser um dinheiro que você está guardando há tempos ou uma grana extra que surge todo ano, como o 13º salário que muitas pessoas gastam todo — de forma errônea — em coisas supérfluas no fim de ano. Vale lembrar que essa dica é uma das mais arriscadas e que necessitam de estudos, uma vez que não se abre uma empresa da noite para o dia. Então, é preciso ter certeza da sua decisão e, até mesmo, buscar a ajuda de consultores e empresas como o SEBRAE.

5. Trabalhe aos finais de semana

Essa dica é mais pontual, porém garante a você uma boa renda extra no final do mês. Nos fins de semana é comum que as empresas, como bares e restaurantes, contratem certos profissionais, pois não necessitam deles todos os dias. Por exemplo, garçons, bartenders e barmen são sempre procurados nesse período. Então, se você se interessa por essas áreas, especialize-se, mostre que é bom no que faz e, com certeza, já terá a renda do fim de semana garantida. Com o tempo, quem sabe, esse não se torne um serviço já fixo para você em determinada empresa que admire seu trabalho. Outra forma de ganhar dinheiro aos fins de semana é trabalhar em eventos e baladas. Nesse sentido, você pode ser contratado como fotógrafo freelancer para cobrir festas de 15 anos ou de formaturas maiores. Pode também ser contratado como recepcionista ou bartender dos eventos. O que não faltam são opções, basta identificar o seu talento e ir em busca de experiências profissionais.

6. Faça um bazar

A todo momento tem alguém pesquisando alguma coisa na internet para comprar, sejam roupas, eletrônicos, eletrodomésticos e qualquer outro objeto que passa pela sua cabeça. Por outro lado, o conceito de economia compartilhada cresceu e a tendência é que os números só aumentem. Esse novo conceito tem como proposta a redução do consumismo e da produção de tantos bens que, de alguma forma, fazem mal ao nosso bolso e ao meio ambiente. Por isso, se você tem bens que não usa mais, pode vender por um preço justo para pessoas que desejam aquele produto. Algumas plataformas colaboram para que você possa ganhar dinheiro com coisas que não usa mais:
  • enjoei — as peças de vestuário e acessórios são as mais famosas, mas conta também com artigos para a casa, por exemplo;
  • OLX — tem praticamente de tudo, como carros, eletrônicos, casas e terrenos.
Mas você também pode montar seu próprio bazar. Existem diversos perfis no Instagram com esse objetivo e você pode também criar o seu e divulgar para seus amigos, ou simplesmente, divulgar seus produtos no seu Instagram pessoal mesmo, pois vai atingir muito mais gente. Há ainda a possibilidade de se juntar com outros amigos e fazerem um único bazar em conjunto. Assim, vocês terão mais peças para disponibilizar e vão atrair mais clientes, tendo em vista a quantidade de opções que terão disponíveis.

7. Aposte nos investimentos financeiros

Todas as formas que citamos até aqui para você saber como ganhar mais dinheiro só farão sentido se você souber o principal, que é economizar e investir. Sendo consumista, toda a renda extra que você fizer vai gastar imediatamente e vai parecer que de nada adiantou aquele trabalho extra. Por isso, a última dica é também a mais importante: fazer investimentos financeiros. Muitas pessoas pensam que investimentos financeiros só podem ser fonte de renda para aqueles que têm muito dinheiro para investir. Mas você, com pouco capital, pode transformar isso em muito mais por meio dos investimentos e estar sempre com muito dinheiro no bolso — ou melhor, no mercado financeiro. Para ser um bom investidor, é preciso ser bem-educado financeiramente e estar disposto a estudar sobre o assunto. Isso acaba afastando as pessoas que sequer tentam entrar nesse mundo, mas para ter qualquer outra fonte de renda extra não é preciso também conhecimento e educação financeira? Então, está na hora de quebrar esse tabu e conhecer essa forma de ganhar mais dinheiro.

Os primeiros passos para começar a apostar nesse mercado são:

  • avalie sua situação financeira e faça um planejamento;
  • defina seus objetivos;
  • conheça o seu perfil;
  • entenda os custos e taxas de um investimento;
  • tenha uma carteira diversificada;
  • mantenha o foco e acompanhe seus rendimentos.
Essa fonte de renda é a única que seu esforço será somente estudar, porque o dinheiro é que vai trabalhar por você. Já pensou em ser sócio da Magazine Luiza? E do Itaú? Ou da Renner? Saiba que, por meio do mercado de ações, você pode ser sócio dessas e de outras empresas, sem sequer precisar de muito tempo livre, basta querer e entender o que está fazendo. Existem também os investimentos de renda fixa que, basicamente, são empréstimos que você faz às instituições que estão precisando para financiar seus projetos que, por sua vez, depois devolvem o dinheiro a você com mais alguma taxa de juros definida. Vale ressaltar que as formas de investimentos são as mais diversas, todas estão divididas no mercado de renda fixa e de renda variável. Cada produto financeiro tem a sua característica específica e só você consegue identificar qual é o melhor para o seu perfil. O que não faltam são opções para quem quer saber como ganhar mais dinheiro. Para isso, é preciso ter responsabilidade, se planejar e se qualificar. Depois, é só ter coragem, acreditar em si mesmo e arriscar que os bons resultados, sem dúvida alguma, virão no tempo certo. É comum sentir receio de arriscar sozinho. Por isso, caso precise de ajuda para entender como ganhar mais dinheiro, em especial nos investimentos financeiros, pode entrar em contato conosco que teremos uma equipe qualificada para dar a você o suporte necessário.