sexta, 19 de abril de 2024

Comissão externa da Câmara fará visita à Brumadinho

31 janeiro 2019 - 23h10Por Agência Brasil

A comissão externa da Câmara dos Deputados visitará Brumadinho (MG) na próxima quarta-feira (6). O colegiado, composto por 15 parlamentares, acompanha os desdobramentos do rompimento da Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, no município mineiro. 

Segundo o coordenador da comissão, deputado Zé Silva (SD-MG), foram programadas reuniões com bombeiros, defesa civil, Ministério Público e gabinete de crise instalados na cidade. 

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a tragédia provocou a morte de 110 pessoas, 238 ainda estão desaparecidas e 394 foram identificados. Dos mortos, 71 foram identificados por exames realizados pela Polícia Civil. Também há 108 desabrigados e seis pessoas hospitalizadas.

Comissão Parlamentar de Inquérito

Deputados também têm se articulado para acompanhar as providências com a tragédia de Brumadinho e levantar informações sobre o atual estado das barragens pelo país. O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), tem reiterado pelas redes sociais que apoia a instauração de uma CPI. 

“A gente tem que fazer com que o crime pare de compensar. Então, essa é uma das iniciativas: instalar uma CPI também para dar um raio-X da situação das barragens do Brasil e apresentar projetos de lei que impeçam novas tragédias, portanto, novos crimes como esses”, afirmou, em vídeo divulgado pelo Twitter.