sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa

Com otimismo no exterior, Ibovespa abre em alta; dólar recua para R$ 5,16

14 abril 2020 - 10h13Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, abriu o pregão desta terça-feira (14) com alta, na esteira do otimismo com os dados econômicos melhores na China. Por volta das 10h10, os ganhos eram de 0,73%, aos 79.410,19 pontos. O dólar comercial, por sua vez, começou o dia de negociações com desvalorização de 0,35%, sendo cotado a R$ 5,167. Ontem, o índice começou a semana no positivo, com alta de mais de 1%. Ao final de uma sessão marcada pela volatilidade, o Ibovespa teve ganhos puxado por Petrobras e Vale. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com alta de 3,13%, enquanto o Shangai Composite subiu 1,59%. Na Europa, os investidores voltaram do feriado de Páscoa. DAX 30 avançava 1,01%, enquanto FTSE 100 caía 0,72%. CAC 40 tinha leve alta, de 0,19%. Nos EUA, os futuros operavam no campo positivo.

IBC-Br

Foi divulgado hoje o IBC-Br para fevereiro, indicador do Banco Central e "prévia" do PIB brasileiro. No mês em que a pandemia ainda não tinha atingido em cheio a economia brasileira, o crescimento foi de 0,35%. Leia mais: Atividade econômica cresce 0,35%, aponta BC

Balanços nos EUA

O pontapé inicial na temporada de balanços do primeiro trimestre dos Estados Unidos foi dado hoje, com bancos como JP Morgan e Wells Fargo antes da abertura dos mercados, além de empresas como Johnson & Johnson. O lucro do JP Morgan, por exemplo, veio quase 70% menor, na comparação anual. Amanhã é a vez de Bank of America, Citigroup e Goldman Sachs. Leia mais: JP Morgan divulga balanço do 1º tri com queda de quase 70% no lucro

Dados chineses

Números da balança comercial chinesa mostram melhora, embora ainda estejam abaixo dos níveis do ano passado. As exportações tiveram queda de 6,6% em relação ao ano anterior, enquanto as importações cederam 0,4% na mesma base de comparação. A expectativa é de que mais quedas na exportação sejam registradas, com o baque na demanda por conta do coronavírus.

Em Brasília

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou o plano de ajuda a estados e municípios durante a pandemia de coronavírus. O projeto estabelece que a União compense a queda de arrecadação de impostos por seis meses, contrariando o que preferia o governo federal, um repasse fixo. Assim, haverá a tentativa de mudança do projeto no Senado.