sábado, 20 de abril de 2024
Ibovespa

Com otimismo global e alta do petróleo, Ibovespa mantém alta de mais de 1%; dólar beira R$ 5,60

05 maio 2020 - 16h31Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta terça-feira (05), seguindo o maior otimismo internacional com as reaberturas pós-quarentenas. O avanço dos preços do petróleo também ajudavam o pregão. Por volta das 16h25, os ganhos eram de 1,53%, aos 80.079,70 pontos. O dólar avançava. A moeda norte-americana registrava valorização de 1,28%, cotada a R$ 5,593. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

As bolsas na China e no Japão não abriram, devido feriado local. Na Europa, DAX 30 avançou 2,51% e FTSE 100 subiu 1,66%. CAC 40 ganhou 2,40%. Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq tinham alta de 1,38%, 1,63% e 1,85%, respectivamente.

Coronavírus

O exterior se anima com os planos de reabertura econômica após isolamento social, em países como Estados Unidos e Itália. No entanto, conforme a situação da pandemia no Brasil se agrava, com mais de 100 mil casos e óbitos ultrapassando os 7 mil, algumas capitais consideram lockdown, ou seja, a paralisação completa, com circulação de pessoas apenas para serviços básicos. É o caso de São Luís, no Maranhão, que entra a partir de hoje nesse regime, com as UTIs no limite. A medida também é cogitada para Belém, capital do Pará.

Balanços

A temporada de balanços continua hoje: EDP e Tim publicam seus resultados para o 1º trimestre de 2020 depois do pregão.

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza entre hoje e amanhã sua tradicional reunião para decidir nova taxa básica de juros, a Selic. Hoje em 3,75 a.a., a expectativa é de novo corte para 3,25% a.a.

Em Brasília

No cenário interno, as atenções continuam nos desdobramentos da saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça. A Procuradoria-Geral da República pediu para ouvir mais três ministros, citados pelo ex-juiz da Lava Jato em depoimento. Além disso, uma das primeiras ações do novo diretor da Polícia Federal, Rolando de Souza, foi alterar a chefia no Rio de Janeiro, onde os filhos do presidente Jair Bolsonaro são investigados.