quinta, 25 de abril de 2024
Ibovespa dólar coronavírus

Seguindo exterior, Ibovespa cai; dólar sobe

18 fevereiro 2020 - 11h25Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em queda nesta terça-feira (18), seguindo o exterior, que está preocupado com a extensão do estrago do coronavírus após alerta da Apple. Por volta das 11h20, a bolsa tinha perdas de 0,77%, aos 114.423,29 pontos. A empresa de tecnologia anunciou que não cumprirá a receita prevista para o primeiro trimestre de 2020, devido ao fechamento de plantas de fornecedores chineses, com impacto da epidemia. Já o dólar comercial tinha valorização de 0,47% ante o Real e era cotado a R$ 4,350. Ontem, a semana se iniciou com a bolsa brasileira retomando os 115 mil pontos, após um dia de otimismo no exterior, com as medidas anunciadas pela China para injetar liquidez no mercado e conter os impactos do coronavírus na economia. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

Os índices da Ásia fecharam em baixa, enquanto as bolsas europeias operavam também com perdas. Em Nova York o Dow Jones também operava em queda, assim como o índice S&P 500 e a Nasdaq. A lista de produtos norte-americanos que possivelmente não serão taxados pela China também afeta os mercados internacionais hoje. Divulgada ontem, a tabela incluí carne, petróleo e equipamentos médicos, necessários em meio à crise do coronavírus.

Coronavírus

Na última segunda-feira (17), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, confirmou que os últimos números divulgados pela China indicam que a doença está em declínio. Pelos dados mais recentes, o surto de COVID-19 já tem mais de 70 mil infectados e matou 1.770 pessoas na China.

Banco Central e reforma administrativa

O BC está avaliando novas liberações de crédito compulsório, segundo estudo especial divulgado ontem. O material também aventa a possibilidade de mudança na legislação para permitir que um imóvel seja posto como garantia em mais de um financiamento. A expectativa é que hoje o presidente Jair Bolsonaro finalize o texto da reforma administrativa, que muda regras do funcionalismo público, com sua equipe econômica. O presidente quer enviar o texto para o Congresso ainda esta semana.

Balanços

E a temporada de resultados do 4º trimestre de 2019 continua hoje, com a divulgação de resultados da Iguatemi, Ecorodovias, IRB Brasil e Engie após o pregão. Leia mais: Veja o calendário de divulgação de balanços para a semana do dia 17.