quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Com exterior misto e melhora no petróleo, Ibovespa sobe 1%; em queda, dólar vai para R$ 5,76

12 maio 2020 - 11h18Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, abriu o pregão desta terça-feira (12) em alta, enquanto os mercados internacionais operavam sem direção definida, com os receios com nova onda de coronavírus. Por outro lado, ajuda o índice brasileiro a alta no petróleo, com preços se recuperando com cortes na produção russa. Por volta das 11h10, os ganhos eram de 1%, aos 79.855,96 pontos. Após bater recordes na semana passada, o dólar recuava, com o maior apetite a risco. A moeda norte-americana registrava desvalorização de 0,96%, cotada a R$ 5,768. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com queda de 0,12%. Já a bolsa de Xangai encerrou a sessão com perdas de 0,11%. Na Europa, DAX 30 recuava 0,03% e FTSE 100 tinha alta de 1,12%%. CAC 40 caía 0,64%. Nos Estados Unidos, Dow Jones avançava 0,35%. S&P 500 e Nasdaq perdiam 0,06% e 0,35%, respectivamente.

Coronavírus

Assim como ontem, o medo de uma segunda onda de contaminações do novo covid-19 assusta os investidores, com novos casos em países que lideram as reaberturas, como China e Coreia do Sul. Enquanto isso, a Rússia anunciou flexibilização do isolamento ontem, mesmo com mais de 200 mil casos. Os EUA, apesar da situação crítica de ocorrências e óbitos, mantém planos de reabertura. No Brasil, mesmo com a crescente da curva da doença, o presidente Jair Bolsonaro tenta forçar a volta das atividades via decreto, adicionando serviços que considera essenciais.

EUA x China

A China anunciou que vai isentar mais produtos dos EUA das tarifas impostas durante a guerra comercial sobre produtos químicos e têxteis. No entanto, as tensões entre os países ganham uma nova frente com o presidente norte-americano, Donald Trump, tentando impedir um fundo de pensão do governo de investir em ações chinesas.

Balanços

A temporada de resultados continua com Banrisul e BTG Pactual anunciando seus resultados para o 1º trimestre de 2020 antes da abertura dos mercados. Após o fechamento, é a vez da Trisul.

Ata do Copom

A ata da reunião da última semana do Comitê de Política Monetária revelou a possibilidade de um último corte de até 0,75 p.p na Selic já no próximo encontro da autoridade, no mês de junho. No documento, o BC diz esperar forte queda no PIB durante o primeiro semestre, com recuperação gradual a partir do segundo semestre de 2020.

Em Brasília

No campo político, o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal, conforme acusações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, continua. Hoje haverá a exibição, em sigilo, do áudio da reunião em que o ex-juiz diz ter sofrido pressão do presidente. Além disso, 3 ministros prestam depoimento sobre o caso.